quinta-feira, 24 de novembro de 2011


NÃO TENHA MEDO DE DAR GRANDES PASSOS.
NÃO SE PODE ATRAVESSAR O ABISMO COM
DOIS PULINHOS.   PENSE NISTO!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ARTESANATO - Árvores de Natal

Eu não resisti e depois de postar muitas e muitas árvores de natal, encontrei mais estas variações, que são simples, diferentes e interessantes.

Cubra um galho de árvores com tiras de tecido e decore com bolas também forradas de tecido. Se você não souber como se forra as bolas de isopor, é só dar uma passadinha em postagens anteriores que já ensinamos, em 28.11.10. É bem fácil. Esta é a tendência atual, "cor rosa".


Diferente de tudo que já ví,  esta decoração é para pessoas que já não curtem mais dos tradicionais enfeites de natal. E  lampiões estão  em alta. Encontramos em todos os lugares pra comprar. 25 de março, Ceagesp, lojinhas de 1,99  etc....

E esta arvorezinha de passaros é para se usar com os passaros de tecido que já postamos há pouco tempo.
Bem estilo oriental. Esta é uma homenagem a minha amiga "japa", Maria José! rsrs....

Tchau... agora não vou colocar mais árvores de natal neste ano.
Idéias não faltam mais pra você enfeitar a sua casa.
Pra. Heloisa Avila

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ARTESANATO - ÁRVORES DE NATAL

Vamos brincar de montar árvore de natal?
Algumas idéias para sair do original.

Árvores tradicionais são lindas. Mas o legal agora está sendo diversificar.
 É óbvio que não curtimos natal com "papai noel", mas também não fazemos disto um tabu.
O aniversariante do dia é Jesus Cristo,
e a Ele toda honra, toda glória e todo o louvor.
 O natal é festa alegre. Atualmente temos aberto portas para um natal sem neve, sem peru, sem vermelho e verde e bem tropical. Agora as árvores são de borboletas, passáros, brinquedos, casinhas, frutas, flôres, são de várias côres...  E com as  lembrancinhas, ou presentes, mais ou menos como conta a lenda do papai noel. Aquele que fazia brinquedos durante todo o ano para presentear as crianças no aniversário de Jesus.
E morava no Polo Norte.

Tem muita gente que questiona isto, mas eu entendo que é apenas a retratação de uma lenda.
Daí eu não me importar muito com a figura do "noel", e sim com a reunião em família, um momento de confraternização, pensando sempre no aniversariante 
JESUS CRISTO.
Quer presente maior do que Ele nos deu? A sua própria vida!

Então é legal irmos mudando, inventando, reinventando, de acordo com a nossa criatividade, sem perdemos o este foco.

Eu entendo que para as crianças ainda é válida a brincadeira, e para os adultos é um momento de repensar os nossos conceitos, um momento de pensar que a paz existe e está dentro de nós mesmos.

Então curta o seu natal, faça alguem sorrir, brinque de ser criança, porque com certeza você tem uma criança adormecida dentro de você.E não destrua os sonhos dos que ainda são pequenos.

Mãos à obra e faça, nem que seja uma árvorezinha pequena, pra enfeitar a sua casa e seu coração.
Use sobras de coisas, use coisas inusitadas, invente.
Dê de presente, venda, faça com seus filhos, faça uma árvore comunitária, faça na sua Igreja, num lugar carente, num Hospital, são tantos os lugares onde podemos estar levando um gesto de amor.

Doar um pouco de si, vai fazer mais bem pra você que pra quem recebe. Pense Nisto!

 ÁRVORE NA PAREDE PRA QUEM NÃO TEM ESPAÇO 

 Que tal colocar na porta de entrada ou enfeitar um cantinho da sala com uma árvore de Natal de retalhos de tecido? É diferente e pode ser customizada por você e pelo seu filho, garantindo momentos de diversão em família.                                                Aprenda como fazer.

1. Separe 4 m de fio de cobre encapado verde. Crie o formato da árvore. Una as extremidades , na parte de cima, com um elástico

2. Escolha sete estampas de tecido e faça recortes de 3,5 cm x 16 cm. Vocês vão precisar de mais ou menos 210 retângulos (30 de cada estampa).

3. Amarre os retalhos, com apenas um nó, alternando as cores. Arremate com uma fita e um enfeite de árvore de Natal.  Bem interessante e fácil de fazer.

Outra ideia:
Cubra bolas de isopor com um papel alumino, ou pinte, e cubra com botões.
Arranje um galho de arvore, decore com flores artificiais, na tendência do momento, que são as decorações na cor rosa.(ou qualquer outra cor que combine com sua sala, ou o ambiente em que vai ser colocada.)
 Pendure as bolas que poderão ser de varios tamanhos. Coloque luzinhas. Um show!


 "Fuxico" e "Botões"




E os nosso botões de cada dia, que vão caindo, vamos juntando, que tal um cone e uma colagem? O detalhe está nos botões que são gruadado na árvore com aqueles alfinetes de bolinha na ponta. Todos na cor perola. Assim você vai sobrepondo, uns aos outros.Observe os detalhes, os fuxicos vão diminuindo de tamanho, a estrela no topo, pode ser de isopor, ou você mesma fazer de papel cartão, e cobrir com um tecido,ou gliter,  e a base da arvore é de latinha.









Para colocar num móvel, na mesa de natal, num cantinho especial. É uma boa ideia.

GALHOS SECOS

Adoro árvores de galhos, e estas achei lindas, pois amo luzinhas.
É uma idéia para quem tem uma casa rustica, um sitio....
Use bambus, pintados rusticamente, pinhas, bolas, laço e um balde de aluminio rustico. As duas opções são lindas, porem uma mais elaborada que a outra. Estes baldes têm pra vender no Ceagesp/SP.

Árvore com colagem  de retalhos, fácil e lindo visual.

Faça um cone de papel cartão, ou compre um isopor neste formado, vá colando os tecidos, e enfeite com o que você tiver disponivel. Vale criar. A foto é só uma ilustração, uma idéia.

Reciclar sempre, jogar fora jamais. Tempo de reciclagem
Molduras 
Sabe aquela moldura velha do quadro que você não quer mais?
Então veja a ideia abaixo como é  boa.

Aqui você usa um pedaço de arame, se não tiver e gostar da ideia, é só comprar numa loja de material de construção um pedacinho, e montar a sua arvore. Não precisa ter os ganchinhos pra pendurar as boltas. Use laçinhos de fita, ou fio invisível. Use aquela moldura do espelho que quebrou. rsrsr....

Pinhas são sempre bem vindas

Já existe no Brasil muitas árvores de pinha. Então não é mais coisa de outros Países. Este formado é bem interessante e não precisa ser grande.
Tenha um cabo de vassoura no centro, pra guiar, e vá colando no formado da árvore.
Aí temos uma ideia mais gigantesca, linda,...
 e uma mais prática, e simples. Detalhes são tudo de bom, em decoração.

 PÁSSAROS
Os pássaros, pombinhas, pra nós tem um significado muito grande, porque nos remete ao "Espírito Santo de Deus" que veio representado por uma pomba. Adorei esta idéia, simples, e linda. Os pássaros você pode fazer de papel cartão. E usar um pinheirinho de verdade. Não esqueça das luzinhas.
ESCADA
Por esta ninguem nunca espera:
Uma arvore que é uma escada. Pra quem tem espaço  é super original.O diferencial está no jogo de luzes coloridas.

Fotos, recadinhos, frases interessantes... maravilhosa!
Repare nos detalhes desta arvore. As fotos ou frases, ou recadinhos, são colados num papel cartão, para dar homogeinidade na árvore.A estrela da ponta você pode fazer também de papel cartão e colar gliter. O cachepô pode ser variado, mas achei este de latão lindo. E veja o detalhe das guirlandinhas na janela de vidro.


Tradicionais com enfeites modernos.
Este enfeites modernos você compra de isopor e trabalha com gliter. É muito fácil. Passa cola, colaca o gliter numa vasilha e vá rolando, ou jogando por cima do enfeite. Fica mais barato que comprar os já glitados.. Cola super bem. Observe a guirlanda que linda, toda coberta de mini florzinas. Já ví algo parecido com pipocas. Mas com pipocas, ou balas, ou algo que possa estragar, tem que dar um verniz, em spray, por cima.

E pra finalizar, porque senão não saio daqui rsrsr...

Pinheirinhos naturais,
 só que apresentados de maneira diferente. Jarros de louça, um balde pintado, letras em decalque...
Use a imaginação, ouse e seja diferente vez ou outra.

Gostaram das ideias?...

Bom trabalho e bom divertimento decorando a sua casa lindamente.
Eu, além da Igreja, onde colaboro todo ano com as decorações de natal, dou uma forcinha na casa das minhas filhas. Netos, são uma benção! Até a qualquer momento... fiquem com Deus.
Pra. Heloisa Avila


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UMA VOLTINHA PELA COZINHA: SALMÃO FÁCIL E RÁPIDO!





Como todo peixe de água fria, essa iguaria tem altos índices de ácidos graxos ômega 3, vitaminas D e as do complexo B, ferro, fósforo, selênio.

"Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras poliinsaturadas e seu consumo reduz os triglicerídeos séricos, melhoram a função plaquetária e, para as pessoas que possuem hipertensão arterial, promovem ligeira redução", explica a nutricionista do Centro Educacional Miraflores, Marcia Mazalotti Teixeira. Um estudo, publicado no New England Journal of Medicine, constata que o risco de um ataque cardíaco é 81% menor entre pessoas que têm mais ômega 3 no organismo. "A estrutura molecular dos ácidos ômega 3 ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial e colabora para o aumento do HDL (o "bom" colesterol) e para a redução do LDL (o "mau" colesterol)". Outras duas pesquisas, divulgadas pelo American Journal of Clinical Nutrition, associaram altos índices de ômega 3 à proteção de pessoas idosas contra a demência e a doença de Alzheimer. Dizem os cientistas que uma alimentação rica nesse ácido graxo está diretamente relacionada com o menor declínio da função cognitiva e da habilidade verbal.

Cozer o salmão é sempre preferível, pois a alta temperatura elimina o risco de uma infecção parasitária. Mas nem por isso as tão saborosas receitas japonesas que levam o peixe cru devem ser evitadas. Segundo orientações da Anvisa, o prato preparado ou que contenha salmão cru ou malcozido deve ser precedido de congelamento em uma temperatura de pelo menos -20°C por um período mínimo de sete dias ou -35°C por um período mínimo de 15 horas, condição suficiente para inativar as larvas de qualquer parasita.


ALIMENTAÇÃO PROTETORA


Para aproveitar todos os benefícios, é recomendado o consumo de peixes ricos em ácidos ômega 3 pelo menos três vezes na semana. Só que o preparo merece atenção para que as substâncias protetoras não se percam. A melhor forma de preparar o salmão é no forno ou grelhado, e aí entra a arte culinária com mil e uma receitas que evitam a monotonia alimentar e, ainda, podem adicionar outros componentes igualmente benéficos, como o azeite de oliva e diversas especiarias. O ideal é ter uma alimentação balanceada, já que o salmão é um dos peixes mais calóricos que existem.



Ingredientes:

Salmão: a cor da saúde

Poderoso protetor do coração, o peixe deve fazer parte de qualquer cardápio, mesmo nas dietas com restrições calóricas
Salmão Assado
01 posta de salmão


02 colheres de sopa de manteiga ou 01 colher de sopa de Azeite de Dendê


Sal a gosto


Azeite de Oliva


Suco de Limão ( 2 limões )


Opções complementares de temperos (serve também para decorar): aspargos, azeitonas, pimentão, cebola, tomates secos e pimenta do reino.
Modo de Preparo:

Untar a assadeira e forrar com papel alumínio


Coloque a posta de salmão


Tempere com o suco de 2 limões


Sal a gosto


Pincele 02 colheres de sopa de manteiga ou 01 colher de sopa de azeite de dendê


Azeite de Oliva a gosto.


- Cubra com a opção de tempero alternativo que desejar


Deixe descansar por meia hora


- Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 à 45 minutos.


Acompanhamento: Salada verde (Rúcula ou Alface) com tomates secos e molho de maracujá.


Cuide bem de sua saúde!                                                              Pra. Heloisa Avila

PENSE NISTO!


Quantas vezes já ouvimos alguem falar:
 " Eu não pedi para nascer!"

E quantas vezes nós não soubemos o que responder!

Mas li algo a respeito e resolvi transcrever.
Não sei quem é o autor, mas dá pra se refletir um pouco.

"Certa vez fui tentar aconselhar um adolescente que estava usando drogas.
Ele já havia abandonado a escola, raramente tomava banho, estava roubando coisas de sua própria casa e havia se envolvido com uma gangue do bairro.

Tentei fazê-lo ver como seus pais sofriam com este seu mau comportamento, mas ele me disse:
“Eu não pedi pra nascer!”.


Lembrei-me, então, que na minha adolescência eu também falava isso para a minha mãe, e fui embora pensando no que os adolescentes querem dizer com estas palavras. Talvez estejam dizendo algo mais ou menos assim: “Vocês me trouxeram a este mundo horrível sem me perguntar se eu queria vir ou não; agora vocês vão ter que me agüentar!”.

Ao chegar em casa, entrei em oração, pedindo sabedoria a Deus. De repente, não sei como, uma imagem maravilhosa formou-se diante dos meus olhos. Vi um óvulo humano cercado de espermatozóides que tentavam fecundá-lo, e vi o momento exa-to em que um deles conseguiu entrar, deixando todos os demais do lado de fora.

Tudo isso bem à minha frente, em tamanho gigante - a imagem formada tinha cerca de um metro quadrado.

No dia seguinte voltei à casa do rapazinho, e disse-lhe:
- Ontem você mentiu para mim!

Ele ficou me olhando espantado, tentado adivinhar do que eu estava falando:

- Ontem você me disse que não pediu pra nascer, mas é mentira. Quando sua mãe engravidou, você lutou desesperadamente contra mais de trezentos milhões de outros espermatozóides para poder fecundar o óvulo. Correu, lutou, venceu, fecundou, se desenvolveu e nasceu. Ao invés de ser você, poderia ter sido qualquer outro. Seus pais tiveram mais de trezentos milhões de chances de ter um outro filho ou filha. Alguém melhor ou pior que você, eu não sei, mas isso agora não importa mais. Você lutou para estar aqui agora e venceu, Valorize a sua vida e deixe de arranjar desculpas. Dê alguma alegria aos seus pais."

Este é um pensamento radical, mas verdadeiro. Gostei!

A vida é dom de Deus, não nos esqueçamos disto, cuidemos dela com todo o carinho, pois somos imagem e semelhança do Criador.                                                          Pra. Heloisa Avila



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DEUS HABITA NOS LOUVORES

OUÇA E MEDITE PORQUE O LOUVOR É UMA ORAÇÃO;
É UMA MANEIRA SUAVE DE SE CHEGAR AO PAI!




Pra. Heloisa Avila

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DECORAÇÕES DE NATAL

Chegou a hora que mais gosto de trabalhar com artesanato.
NATAL


Sempre penso no natal, não como uma festa de "troca de presentes", mas na verdade como a comemoração do nascimento do nosso Salvador, JESUS CRISTO. Portanto para comemorar este aniversário, nada mais lindo que deixar nossa casa bem alegre.
E as nossas crianças curtem muito.
É importante sempre falar com elas sobre JESUS.
Contar a história verdadeira, e desmistificar o "papai noel".
Se perguntarem o porque do Noel, é só contar a verdade. Mais pra frente, vou contar a lenda sobre ele. Que  é bem interessante...

NÃO DEIXE MORRER A CRIANÇA QUE AINDA DORME EM VOCÊ!



Então vamos às sugestões para sua decoração. É importante que você faça, porque tem outro sabor o que vem das nossas mãos. Temos que correr nas lojas especializadas, porque tudo acaba muito rápido.

Esta guirlanda fez o maior sucesso, há 3 anos atrás, quando fiz para minha neta. Daqui a 3 anos vou remondá-la para os netos novos que acabaram de chegar este ano. rsrsr....
Os bichinhos você encontra numa loja da 25 de março, chamada "Idéias, e guirlandas são fáceis de achar no Ceagesp, de todos os tamanhos..

O ideal é montar a decoração de natal no dia 01de dezembro, desmontando logo após o natal.
E fazer algo para o ano novo.

Vamos começar com as sugestões para a porta de entrada da casa, ou seja, as guirlandas.


Flôres sempre são uma boa pedida.   Observe estes arranjos em azul.Um foi feito com uma mangueira de jardim pintada de verde, Flôres e folhagens. Lindo! Se você mora em casa, pode abusar desta ideia. E o outro é para não fugir das tradicionais bolas, porem... usando cores diferenciadas.Vá colando uma a uma, bem juntinhas. Este ano ví na 25 de março, bolas marrons. E o contraste do marron com turqueza, azul, ou rosa é lindo.
  
Estes  são feitos, um com rosas e folhagens, tom sobre tom; o outro, com diversos tipos de flôres e alguns passarinhos.Os passarinhos tbem tem na 25 de março e Ceagesp.  Lindas e chic!
Estes abaixo, são feitos tambem com flôres, o primeiro usando a cor do natal deste ano, que é o rosa, e os outros você pode dar uma reciclada no que tem dos anos anteriores, usando cipós.
São mais rústicos.
Este amarrado de cipó você vai encontrar no Ceagesp, toda terça e sexta-feira, bem cedinho, porque a feira das flôres começa de madrugada, encerrando pontualmente às 10 horas. Vale a pena dar uma chegada lá. Procure no Google o endereço e mapa. Não é difícil de chegar.

Este coração eu fiz há muitos anos atrás, para o Programa De Bem com a Vida, da Bispa Sonia Hernandes.
Foi o marco inicial de todas as decorações dos anos posteriores, da Rede Gospel de Televisão, que venho fazendo ano após ano. Acho que é uma das guirlandas mais lindas que já fiz. Coloquei numa tela de pintura, passei cola, coloquei gliter. Amarrei um festão e decorei. O coração é um simbolo do Programa.
E esta guirlanda, de orquideas, foi do natal da Rede Gospel de Televisão, ano passado. Toda a decoração foi feita com regadores, orquideas, pinhas, laços dourados. Ela está presa num quadro de espelho.Muito linda também. Fiz a arvore e toda a decoração também com orquideas, do mesmo modo que a guirlanda. Ficou muito lindo. E na verdade achei esta ideia no Shopping Cidade Jardim, aqui em São Paulo.
Vivemos num país tropical, e nada melhor que usarmos o que nos é familiar.Esta com hortênsias e maças verde é uma das minhas preferidas. A outra vem com os famosos "bico de papagaio", e que floresce nesta época do ano.O importante é você mesma fazer.
Se você é japonesa, vai gostar desta idéia. Super original! E se você for vender, ou dar de presente, aqui fica uma sugestão. Estas pequenas sombrinhas, você vai encontrar no reduto dos japoneses, aqui em São Paulo, no Bairro da Liberdade, ou mesmo na 25 de março. Sem dúvida é um passeio bem interessante.
Fotos, rolhas, gravatas, faça junto com seus filhos, para que eles também entrem no clima da festa. Eles escolhem os objetos que mais dizem respeito a eles, como fotos de passeios,  família, coisas pessoais, etc...

Para os homens que entram no clima do natal. Legal, não? Na 25 de março tem uma lojinha que vende gravatas super baratinhas. Vale até a pena comprar, pra não estragar as do seu filho, amigo,namorado ou marido, rsrsr... Ou se você for fazer para vender. Realmente super diferente!

Esta guirlanda de botas, são os nossos "pés apostólicos". Foi feita também há alguns anos atrás, para a Rede Gospel de Televisão. E a outra de botões, é uma sugestão para quem muitos botões guardados. Engraçado é que eu não costuro e tenho. Pena que não consigo postar tooooodas as ideias e sugestões.
O importane é  criar. Brinquedos, conchas, utensilios de casa,  objetos de feltro, que são facílimos de fazer, como as botas, estrelas, sinos, etc... Motivos é que não faltam. Entrar no clima da festa, inovar! Este aniversariante merece todo o nosso amor, dedicação e atenção.
 Mãos à Obra, porque o melhor ainda está por vir!

Pensamento do dia:
Seja como uma criança nas mãos de Jesus, porque assim já disse ele:
"Então lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreediam.
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os segureis, porque deles é o reino de Deus.
Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nemhuma entrará nele.
Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava." (Marcos, 10, 13-16) 
Deus abençoe!   Pra. Heloisa Avila.