sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ser sustentável!

A NATUREZA AGRADECE.


 Nada de jogar fora o que um dia já foi útil.
 Nossos entulhos estão virando peças interessantes.
Quem não precisa de um gaveteiro pra guardar coisas. Principalmente quem trabalha com artesanato e tem mil coisinhas acumuladas.

Então pinte aquele gaveteiro velho do escritório, ou aquele móvel velhinhoque compramos por um precinho bem camarada nos antiquários. Se você for trabalhar com metal, use tinta para metal, e papel contact. Se você for habilidosa pode, ao invés de usar papel, pintar as gavetas.

Outras dicas pra você se lembrar daqueles "abandonados" que você conhece tanto.

Um cofre antigo. Um abajour precisando de uma nova forração.

Um armário velhinho para parede!

Eu acho lindo o jornal para reciclagem. Depois de fazer a colagem, passe verniz para impermeabilizar.


E um guarda roupa é tudo de bom!
 Passei aqui só mesmo para estas dicas!
Bom trabalho. Pra Heloisa Avila.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Artesanato - Flores de Papel de Seda

É a sensação do momento:
Flôres de Papel de Seda, ou
Papel Crepon
Neste ano, para a gravação do Especial do Dia das Mães, na Rede Gospel de Televisão, resolvi fazer o que tenho visto nas decorações de festas, e que fica super alegre, enfeitando com graça e harmonia, qualquer ambiente de festa.
Sem contar que é super fácil de fazer.
Veja as fotos abaixo:
Fiz as bolas de papel de seda, amarrei fitas coloridas e penduramos no studio de gravação. É uma sala de visitas.
Fico muito lindo!


Para fazer uma bola, ou pompom, junte 10 folhas de papel de seda, uma sobre a outra. Faça pregas, com dobras de mais ou menos 3 cms, em toda a folha, conforme ilustração abaixo.
Arredonde as extremidades, ou deixe pontudas, conforme sua preferência.
Amarre ao meio.
Vá abrindo, cuidadosamente, folha por folha. Tenha cuidado porque senão rasga, pela fragilidade do papel. Abra de um lado, e depois do outro.
Vá formando a bola.
 E se você for pendurar como eu fiz, amarre uma fita, ou cordão para pendurar.
Mas caso você queira fazer flôres menores, para vasos, amarre a haste de arame fininho, e cubra com a fita floral, que é aquela fita colante, verde.
Para flôres, você terá que cortar a folha do tamanho que desejar fazer as flôres. E para abrir, mude o formado, abrindo somente para um lado.
 Veja as ilustrações que nos dão algumas idéias ótimas para decoração.
Repare na foto abaixo que este evento é um café, com serviço americano, e as flôres menores compõem os porta guardanapo.


 A combinação das côres é muito importante para o resultado final. Eu gosto de trabalhar com tom sobre tom. A não ser que seja uma festa temática, com côres pre- estabelecidas, como foi o caso do evento da TV, que montei. Tinhamos que conversar com todo o ambiente, que é bem colorido.

Gostou?
Então faça para um jantar festivo, ou um café comemorativo, uma festa infantil, chá de panela, de bebê, nas côres do natal,  ou uma festa junina, páscoa...
Lembre-se de que
existem também os papeis de bolinhas e xadrez.
Tudo depende do momento, das côres escolhidas, o tamanho, e a maneira de usar. 
O resultado é sempre muito bom, e o custo baixissimo!
Deus abençoe!
Pra. Heloisa Avila

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Artesanato com folhas secas

Artesanato com folhas secas, Aprenda a fazer um quadro de flores e folhas secas


Clique, acima, no titulo da matéria e abrirá o link com a aula em video.

 


Assistindo a alguns videos do Programa da Ana Maria Braga, achei interessante este processo de secagem de flores e folhas. Eu sempre quis saber como se faz isto, para que não dê "bichinhos" futuramente.
E observando a colagem que é feita com o gel, cheguei a conclusão de que aí está o segredo. É na colagem que se impermeabiliza o processo.



Quando viajo, costumo trazer folhas diferentes, que nunca tinha visto, e sempre penso em trabalhar estas folhas em algum quadro, ou lugar que possa eterniza-las. São lembranças de viagens, de passagens, de lugares especiais. São recordações. Aprenda você também porque todo artesanato tem um fetiche especial. Bom trabalho!              Pra. Heloisa Avila.

domingo, 10 de junho de 2012

PENSE NISTO!



UMA GOTA DE VENENO MATA,
UM OLHAR DE AMOR CURA,
UMA FRASE DE JESUS NOS LEVA À ETERNIDADE.





PRECISAMOS VALORIZAR AS COISAS SIMPLES PORQUE JESUS ESTÁ NELAS.






    UMA ÁRVORE SEM RAIZES MORRE.      (ap. Estevam Hernandes)


PRECISAMOS TER RAIZES FORTES, PORQUE VINDO A TEMPESTADE, O VENTO FORTE, VINDO A CHUVA, O SOL QUE CASTIGA, OU SEJA, VINDO A NOSSA LUTA, ESTANDO NÓS COM RAIZES PROFUNDAS, PODE ATÉ PARECER QUE VAMOS SUCUMBIR, MAS SÓ PARECE. JESUS JÁ NOS DISSE: NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA; POREM TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO.

TEM DIAS QUE PARECE QUE VAMOS MORRER. TANTOS PROBLMEAS, TANTOS CONFLITOS, TANTAS FRUSTAÇÕES, MAS DE NADA ADIANTA SOFRERMOS, PORQUE NÓS NÃO SOMOS "O PROBLEMA", MAS SIM PASSAMOR POR ELE.
PASSAMOS.... APENAS.
SIMPLES ASSIM! (Pra. Heloisa Avila)

DEUS ABENÇOE!

terça-feira, 5 de junho de 2012

ARTESANATO NA CULINARIA INFANTIL

FÉRIAS A VISTA!
  
Toda mãe tem momentos em que chega quase ao desespero quando seu filho não quer comer. Aí eu me lembro de quando era pequena e que meu pai fazia uma brincadeirinha para meus irmãos e eu comermos.
Dividia o alimento em quatro montinhos e dizia que para ganhar a guerra era preciso comer o cabo, o soldado, o tenente e o capitão.
 E o prato sempre ficava limpo.

Férias é sinônimo de crianças em casa e se para os pequenos, a temporada é de brincadeiras e diversão, para as mamães, o que não falta é trabalho. Afinal, haja criatividade para manter a garotada ocupada e alegre.
Com a comida, não é diferente. Tem mãe que precisa criar verdadeiras “estratégias de guerra” para introduzir frutas, legumes e verduras no cardápio infantil. Surgem a partir daí, pratos engraçados e inusitados, que atraem o olhar curioso da criançada e incentivam uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Veja quantas ideias para colocar em prática neste período de férias e assim, estrear uma fase menos traumática na hora do almoço, da janta, do lanche…


Hoje a criatividade já mudou de formas, e brincando com formas e desenhos, contamos mil estórinhas interessantes para os pequenos.
Veja como você poderá introduzir novos alimentos nas refeições de seus filhos, ou mesmo decorar as festinhas infantis.



Aproveitem as idéias e elaborem novos perfis para o seu dia a dia.

 
 

 
 


Mamãe, esta maça é para você, em especial.
Que seja a maça do amor... e os corações são seus filhotes queridos, sua herança bendita no Senhor Deus! 
 Abraço                 Pa. heloisa Avila