sexta-feira, 30 de julho de 2010

CONVERSANDO COM O TERAPEUTA


Relacionamento difícil X Decisões importantes.

A prática clinica tem revelado que, atualmente, muitos casais passam por dificuldades no relacionamento como se estivessem “a beira de um ataque de nervos”. O desgaste parece tomar proporções incontroláveis, quando atitudes individuais impedem ou dificultam as tentativas de reconciliação.

O que impressiona é que muitos deles estão imersos em situações problemáticas, mas preferem a acomodação á transformação.

Afinal, transformar requer trabalho e geralmente provoca desconforto. Portanto, muitas vezes conviver com um problema é mais fácil, pois sua negação é uma forma de manter a “doença”, para evitar os sentimentos de ansiedade, de culpa, medo e assim preservar a coesão familiar.


É o momento de parar e refletir:

-Devo aceitar o desafio ou desistir? (decisão X covardia)
-Devo admitir os meus erros ou me orgulhar do que fiz?
 (arrependimento X prepotência)
-Devo aprender tudo o que posso ou reagir como se soubesse de tudo?
 (humildade X arrogância)
-Devo valorizar a importância dessa experiência ou ignorá-la? (coragem X medo)

Por ai vemos que a postura diante da situação pode gerar reações positivas ou desencadear uma serie de dificuldades.

Algumas atitudes que podem dificultar as tentativas de reconciliação:

1. A todos os amigos e familiares, de que esta com razão, tentando desempenhar o papel de vitima, de “bonzinho”.

2. Em segundo lugar a tendência de apontar o outro como culpado pelos problemas conjugais, surge em colocações inadequadas e palavras de acusação que naquele momento não contribuem em nada para melhorar a situação com opor exemplo:

Você é muito sensível! Você precisa de tratamento! Você me tira do serio!”

Em Prov. 15:1 vemos porque frases como estas devem ser evitadas “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”

3. Em terceiro lugar, o espírito critico. Quando se critica demais o outro, de uma forma persistente, implacável em relação a sua aparência, suas convicções, seus pensamentos, isto também pode prejudicar o relacionamento. Ninguém gosta de ser tratado como criança, especialmente por alguém que não é seu pai!

Além disso, convenhamos fazer sermão sobre o que se julga estar errado no outro, quase nunca traz resultados desejados.

4. Finalmente, outro aspecto que deve ser considerado num processo de reconciliação é o que se refere á ansiedade.

Quando as coisas estão difíceis, há que se dar o tempo necessário para que se ocorram mudanças; agir de forma impulsiva e ansiosa, pode precipitar um bloqueio naquela que seria uma oportunidade para reconquistar a confiança do outro. As cicatrizes emocionais geralmente têm um longo tempo de recuperação.

Darcy Siqueira ( Psicólogo)

telefone: 3262 4834 / 9628 8638

sexta-feira, 23 de julho de 2010

NUTRIÇÃO

Alimentos x Emoções

Banana: contra a ansiedade


Se você anda mais ansioso que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de
triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia

Mel: pura alegria

Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal.
Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia.







Abacate: amigo do sono

Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios
que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana.


Salmão: levanta o astral

Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, aranque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina
e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso  central. Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.

Lentilha: afasta o medo

Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consumo mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana.




Nozes: mantém você concentrado

São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por
essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a
acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais
relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana.


Chá verde: espanta o estresse

Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e
catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de
desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.



Brócolis: deixa a mente esperta

É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia.





Clorela: controla a preocupação

Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a
sensação de conforto.
Quanto consumir: de 2 a 4g / dia (cápsula)


Óleo de linhaça: dribla o apetite voraz


O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão a comida fica bem menor.

Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.


Gérmen de trigo: acaba com a irritação

Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia.




Tofu: espanta o desânimo

O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem
ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.
Quanto consumir: 1 fatia média / dia.




Fonte:
Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Nut. Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
Clínica Nutrissoma: Rua Marquês do Pombal, 1824 Conj. 303 -
Fone (0xx5l) 3361-4012 - Porto Alegre-RS

O que acha de  montar um cardápio para o seu dia-dia?
Você melhora sua alimentação e ganha em suas emoções.
Pba. Patricia Arcanjo

terça-feira, 20 de julho de 2010

MULHERES QUE RECOMEÇARAM

Sara, a mulher submissa

A vida de Sara é um exemplo de submissão ao seu marido Abraão, um exemplo a ser seguido pelas mulheres em relação a seus maridos, tem, como devido e indispensável contraponto, a submissão de Abraão ao próprio Deus e seu amor por Sara.
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão.
A presença de mulheres estéreis no meio do povo sempre foi considerada sinal de maldição.
Texto bíblico: Ex.23:26; Dt.7:14. OBS: A esterilidade foi tão mal vista entre os judeus que, no Talmude (segundo livro sagrado do judaísmo), estabeleceu-se a obrigatoriedade do divórcio caso a mulher não gerasse filhos no prazo de dez anos.
Não era, pois, fácil a vida de Sara em Ur dos caldeus. Além de ter crido na idéia do Deus único de seu marido Abraão, a ponto de ter alterado seu nome para exaltá-lo, era, ademais, estéril, ou seja, uma “amaldiçoada” aos olhos do povo.


Principais virtudes
1-Ela era companheira fiel, vigilante, estava pronta a ouvir e dar a sua opinião. Em tudo que fazia demonstrava ter devoção por seu marido, sendo submissa a toda direção vinda dele. Sara pensava sempre no bem-estar de seu marido, não só no ponto-de-vista material, mas, também, sob o aspecto psicológico e emocional.


2-Era simples em se vestir, não procurava seduzir os homens através de sua vestimenta, seu principal foco era manter-se pura para seu casamento, mantendo-se afastada da maldade.


3-Sua fé era tão grande que quando recebeu a promessa por parte do anjo sua primeira atitude foi divulgar a todos a certeza de que teria seu filho nos braços, isso era visível em seu rosto porque era alegre, feliz.
Depois de ter se rendido totalmente ao Senhor, nele crido e encontrado a realização da promessa de ser mãe, Sara passou a ter uma aguçada sensibilidade espiritual, um cuidado a mais com sua casa.


4-Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.


Principais passos para compreender a submissão de Sara:
1º- Abrão não a deixou, nem a desamparou
Ele não fez o que a lei determinava, mantendo-se como seu companheiro, ou seja, demonstrou que a amava. A submissão a alguém é uma reação ao amor deste alguém.
Texto complementar: Gênesis 17


2º- Sara era uma mulher de fé
Ela confiava em seu marido, acompanhou-o, apesar de não saber para onde Abraão estava indo. Este seu gesto demonstra como confiava plenamente em seu marido e em Deus.
Texto complementar: Hb.11:11, At.5:29, Salmos 113:9, Gálatas 3:9,


3º- Uma perfeita unidade e união na presença do Senhor
Abraão tomou, em primeiro lugar, a Sara, quando partiu (Gn.12:5), a indicar, portanto, que Sara foi a primeira pessoa que decidiu acompanhá-lo, a primeira pessoa a quem Abraão disse a mensagem que havia recebido de Deus. Sara cumpria, assim, a função principal de toda mulher, que é a de ser adjutora de seu marido, ou seja, de estar diante dele, de lhe dar o necessário e indispensável apoio e complemento.
Texto complementar: Ef.5:22, I Pe.3:6, 1 Coríntios 7:3


4º- Uma valorização do casamento
O plano divino para Abraão era de ele formar uma grande nação e, para tanto, indispensável era a presença de Sara. Apesar de ser estéril, de não lhe ter dado filhos até então, Abraão, em momento algum, titubeou quanto ao fato de ser Sarai a mulher com quem Deus cumpriria a Sua promessa. Abraão não pensou apesar dos costumes de seu povo, em momento algum, em se desfazer de Sara, amava-lhe e sabia que, se ela havia aceitado ser sua mulher e, mais do que isto, passara a compartilhar da mesma fé no Deus único. Não havia como sequer se conceber a idéia de buscar outra mulher que não Sara. Abraão não somente mostrava que passava a crer no Deus único, abandonando o politeísmo resultante da rebeldia dos gentios em Babel, como também retornava ao princípio divino da monogamia.
Texto complementar: I Co.7:2-5, 1 Pedro 3:5

- Seja como Sara

Como continuar acreditando em meio as lutas e dificuldades? Tudo é possível ao que crê, mas a fé é muito mais que um sentimento, é um dom de Deus que só acontece seguida de uma ação.Ela começa em nosso espírito e passa a fazer parte do nosso dia-dia. Viver pelo que já alcançamos em nosso espírito move o coração de Deus a nosso respeito.


Não é preciso coragem para desistir, é preciso coragem para viver o sonho, porque só um espírito inconformado pode alcançar a promessa.


O Senhor escolheu os lugares altos para você estar, seja uma mulher de fé alcançando a tua promessa, pois a Palavra do Senhor não volta vazia pra ELE sem antes cumprir seu querer, sua vontade. Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.


Filipenses 3.12-16
12-Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

13-Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14-Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
15-Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
16-Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.



Pba. Patricia Arcanjo

SAÚDE

IMPORTANTE!!
APARELHOS AUDITIVOS

imagem meramente ilustrativa)


Informem a quem necessite. Poderá ser de grande ajuda.
Não há procura por aparelhos para deficientes auditivos no CEMA, em São Paulo.

O CEMA - Hospital especializado em otorrinolaringologia - recebe
aparelhos para deficiência auditiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está
ameaçado de perder a cota por falta de pacientes.

Se você conhece alguém que precisa do serviço, encaminhe para o CEMA.

A pessoa passará por uma avaliação clínica e receberá o aparelho gratuitamente.

CEMA - Hospital Especializado
Rua do Oratório, 1.369 - Moóca
São Paulo - SP
telefone:(11)2602-4000

" REPASSE A SEUS CONHECIDOS".
" ALGUÉM PODERÁ ESTAR NECESSITANDO DESSE APARELHO."

Pra. Heloisa Avila

UM VOLTINHA ESPECIAL PELA COZINHA!

HOJE ESTAMOS INAUGURANDO
UM NOVO ESPAÇO  EM NOSSO BLOG!

Vamos dar uma voltinha pela cozinha
e ensinar receitas especiais para você.


Neste friozionho, mês de férias, crianças em casa,
nada mais gostoso que preparar um bolinho para o lanche da tarde.

Esta receita é quase uma exclusividade minha,
que agora compartilho com todas vocês.

Fácil e econômica! E melhor ainda: não leva óleo.

BOLO DE CENOURA
- 03 cenouras grandes, vermelhas, cozidas em agua com uma pitada de sal.

- 03 ovos inteiros
- 02 xicaras de açucar
- 02 colheres de sopa de margarina, ou manteiga.


Bater estes ingredientes no liquidificador. Espere que a cenoura já esteja fria.

Virar esta mistura em uma tigela e acrescentar:


- 02 xicaras de farinha de trigo peneiradas
- 01 colher de sopa, rasa, de fermento em pó.


Misturar bem e assar em tabuleiro untado e enfarinhado.


Calda de chocolate: (opcional)

- 01 lata de leite condensado
- Chocolate em pó. (A quantidade fica a critério, porque a calda pode ser mais clara ou escura)


Levar ao fogo e ir mexendo até engrossar um pouco. Derramar sobre o bolo.

DICA PARA ESSE MESMO BOLO:
Pode-se usar esta mesma receita para fazer bolos de chocolate.
É só acrescentar o chocolate em pó na massa.

Este é em truque para introduzir a cenoura,
tão rica em vitaminas, na alimentação das crianças.


Bom lanche!
Pra. Heloisa Avila

domingo, 18 de julho de 2010

NUTRIÇÃO

VIDA É SAUDE E SAUDE É VIDA!


Lendo a Palavra do Senhor, observamos que dentre os milagres que Jesus mais operava, estavam as curas das enfermidades. Deus nos criou para termos vida e vida em abundância.

E VIDA É SAUDE E SAUDE É VIDA! Desde o Antigo Testamento já existia entre os povos um cuidado com a alimentação, em ser forte, belo e saudável.

Com o passar do tempo, com a globalização, com a era da internet, que nos coloca em qualquer parte do mundo em segundos, parece que não estamos muito preocupados com este item “saúde”. Nosso tempo está escasso demais para esta preocupação. Queremos estar bem, mas sem esforço. Até sabemos de cor e salteado todos os itens básicos para uma vida saudável. Porem estamos sempre firmes no propósito de que vamos começar na segunda feira o nosso “regime”, vamos mudar o nosso estilo de vida, vamos correr, vamos andar, vamos nos alimentar melhor e vamos ser felizes! Mas a cada dia nossa alimentação está mais industrializada, com mais agrotóxicos, gorduras, sódio, conservantes, o “fast food” é o mais conveniente, não temos mais o prazer de sentar à mesa e saborear uma refeição em família, estamos cada vez mais escravos de nós mesmos.

Só quando a coisa aperta para o nosso lado, quando começamos a nos sentir cansados, gordos, desanimados, cheios de dores aqui e acolá, é que lembramos que não somos de ferro. E a idade avança... “Janeirices” a parte, devemos lembrar que quanto mais cedo começarmos a nos disciplinar, mais rápido estaremos construindo uma vida longa e saudável.



De que adianta termos uma família linda, trabalho, sucesso profissional e financeiro e não termos “saúde”?



Não dá nem para aproveitar tudo que Deus acrescenta dia a dia na nossa vida.

“A obesidade é o mal do século. É um problema de saúde caracterizado por excesso de gordura corporal. Muito mais do que um problema estético, a obesidade é considerada uma doença crônica, podendo trazer inúmeros prejuízos à saúde física e mental.


Embora o excesso de peso seja uma preocupação mundial, as taxas de indivíduos obesos mais que dobrou no Brasil, onde três em cada 10 pessoas estão acima do peso.


E a maior preocupação com este fenômeno são as conseqüências que o excesso de gordura traz à saúde. Aí está o risco do desenvolvimento da diabetes, problemas cardiovasculares, doenças nas articulações, apnéia de sono, depressão, câncer e outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.


Dois são os motivos pelos quais engordamos: - excesso absoluto de alimentos ou atividade física limitada.

Medidas preventivas começam na infância, por meio do estimulo a hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular e monitoramento constante do peso.

Entretanto existem pontos que predispõem e podem desencadear o ganho de peso:


-histórico familiar – gravidez – menopausa – parar de fumar – situações que levem a alterações alimentares ou de atividade física – pouca ou nenhuma atividade física regular e orientada – uso de certos medicamentos.


A reeducação alimentar é primordial para evitar os eternos regimes e dietas que levam ao efeito sanfona. Devemos inclusive comer alimentos variados, uma vez que apresentam propriedades e nutrientes diferentes entre si.


Atenção ao consumo de manteiga, maionese, molhos gordurosos, frituras (do tipo à milanesa, a dorê, empanados), frios e embutidos, chantilly e doces gordurosos. Lembre-se: o problema não é o pãozinho, mas quanto se coloca de manteiga nele!


Alguns cuidados:


• Faça uma alimentação mais fracionada e de menor volume, ou seja, coma mais vezes ao dia em menor quantidade.
• Mastigue bem os alimentos e aprenda a saboreá-los.
• Inicie o almoço e jantar pela salada, porque a fibra ajuda a saciar a fome
• Beba água durante o dia (seis a oito copos)
• Cuidado com as gorduras saturadas porque elas aumentam o colesterol
• Bebidas alcoólicas nem pensar porque contêm carboidrato
• Atividade física porque ela é fundamental, tanto na prevenção como no tratamento da obesidade. A regularidade é mais importante que a intensidade do exercício.

• E seja feliz.”


Ore, agradeça a Deus todos os dias pela vida que ELE lhe deu, e que possas ver, com alegria, a sua descendência prosperar. É promessa do Senhor! Colabore!


Abraços,


Pra Heloisa Ávila.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como diz o ditado, uma virgula faz toda a diferença.



Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:



``Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.``


Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes.


1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.


2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.


3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.


4) Aí, chegaram os descamisados da cidade.. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história:

"A vida pode ser interpretada e vivida
de diversas maneiras.
Nós é que fazemos sua pontuação.
E isso faz toda a diferença..."

Pra. Heloisa Avila

VOCÊ É FELIZ?



EU SOU FELIZ?


O fato de ser feliz ou não, não depende de ninguem, e sim de mim mesma. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, marido, filhos, os prazeres, a minha saúde física as minhas emoções... E assim eu poderia citar uma lista interminável.


Porem sou eu que estabeleço ser feliz!


Se tiver hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz!
Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz!
Se tenho dinheiro ou não: sou feliz!
Sou casada, mas era feliz também quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações, eu chamo de “experiências” que podem ou não me proporcionar momentos de alegria ou tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas, como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar...

Há pessoas que dizem: - hoje não posso ser feliz porque estou doente, ou porque não tenho dinheiro, ou porque faz muito calor, porque alguem me insultou, porque alguem deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazerm felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu trabalho é mediocre e por aí vai...

Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decido ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.


Quando eu tiro essa obrigação do meu marido ou de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica mais leve. E é desta forma que consigo ser bem sucedida e consequentemente feliz.


Nunca deixe nas mãos de ninguem uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover a sua felicidade.

Seja feliz, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que alguem não lhe ame, mesmo que não lhe reconheçam o devido valor, mesmo que isto, mesmo que aquilo...

Talvez você esteja se perguntando: mas como pode ser isto?

Eu tenho a resposta para dar:


Apenas peça a Deus que lhe dê entendimento para aceitar as coisas que você não pode mudar; discernimento para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.

E então você terá descoberto o elo de toda a sua felicidade: Deus em você! Tão importante quanto o Deus Emanuel, que significa o “Deus conosco”, é ter Deus em nós, através do seu Espírito Santo.

Seja feliz!
Pra. Heloisa Avila

terça-feira, 13 de julho de 2010

PASSO A PASSO - PATCHCOLAGEM

Eu achei essa técnica de patchcolagem no blog da Luciane, o Minha casa, Meu mundo.  Um blog muito interessante, cheio de novidades, quando puder dê uma passadinha por lá também.
Achei muito interessante começar com a patchcolagem,  por ser um trabalho com diversas aplicações. 
Segue abaixo a sua aula de PATCHCOLAGEM:


Material:
Risco ou molde (no google você encontra para todos os gostos)
Tecidos variados
Ferro de passar
Tesoura para papel e outra para tecido
Agulha e fio para fazer o caseado
Papel termocolante (colante dos dois lados) ou papel cola.

PASSO A PASSO:
1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.








2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.







3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante). Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido). Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.






4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.











5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.











6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou. Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.




7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.


Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).






8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.



(¯` · ._ Gostou? _. · ´¯)

Esse é só começo das muitas aplicações que você pode fazer.

Sugestões para aplicar:
Camisetas
Toalhas de mesa
Toalhas de banho, rosto, lavabo ou de mão
Pano de prato
Bolsas

Pba. Patricia Arcanjo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NOVIDADE


NOVIDADE NO BLOG

A PEDIDO DE NOSSAS SEGUIDORAS AMANHÃ COMEÇAREMOS POSTAR
 PASSO A PASSO DE ARTESANATO.

A NOSSA PRIMEIRA AULA SERÁ DE PATCHCOLAGEM.

Dê uma passadinha por aqui e confira!
Pba. Patricia Arcanjo

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO ME VER.


















Tenha uma semana abençoada!
Pba. Patricia Arcanjo

MULHERES QUE RECOMEÇARAM

Rute, a companheira fiel

Rute e Noemi eram ligadas através de uma aliança familiar. Quando Israel ainda vivia o tempo dos juízes, a família de Elimeleque abandonou Belém de Judá para tentar a vida nas Terras de Moabe. Havia falta de oportunidades e até mesmo de alimentos em Israel naqueles dias. Em Moabe os dois filhos de Noemi se casaram com Orfa e Rute, mulheres moabitas. Tanto Noemi como suas noras ficaram viúvas. A aliança familiar que as ligava tornou-se enfraquecida e por isso a própria Noemi as liberou para seguirem suas vidas.


Principais virtudes
1-A aliança:
Rute se mostrou verdadeiramente uma mulher de aliança e fiel. Numa profunda crise de amargura, a sogra de Orfa e Rute mandou insistentemente que elas a abandonassem. Rute recusou-se a fazê-lo. A atitude dela demonstra um caráter de fidelidade modelo para todos nós, discípulos de Jesus. Ela tinha a oportunidade de abandonar sua discipuladora, mas recusou-se a isto e reafirmou sua aliança.

2-A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento:
Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1:16).


Características
As características de Rute descrevem o caráter de um discípulo aliançado e fiel. Nesta palavra vamos reconhecer na jovem moabita qualidades que precisamos buscar e gerar.

• Sua garra e disposição
(RT 2.2-6) Há na Lei de Moisés uma determinação que visava abençoar os pobres e os estrangeiros em Israel. Encontra-se em Lv 23.22: Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Rute se enquadrava na condição tanto por ser estrangeira como por estar necessitada da caridade. A narrativa ressalta o empenho de Rute ao ponto de chamar a atenção do dono das Terras, Boaz.

Texto complementar: 1 Coríntios 15:58, Jó 22:28

• Sua humildade e gratidão
(RT 2.10) Diante da bondade de Boaz, a reação de Rute demonstra ainda mais qualidades, humildemente ela se prostrou e colocou seu rosto na terra. O Senhor há de evidenciar em cada uma do nosso ministério tais qualidades. Jesus é o Senhor bondoso que nos tem agraciado sobremaneira. Diante de Jesus, o Senhor da Seara, devemos demonstrar humildade e gratidão.


Texto complementar: Salmos 100:4, Provérbios 22:4, Colossenses 3:12


• Sua fidelidade
(RT 2.11) Neste verso Boaz resume as informações que ouvira acerca da admirável fidelidade da nora à sogra desafortunada. O Senhor Jesus cobrou de Seus discípulos o mesmo desprendimento que Boaz reconheceu em Rute. Deixar pai e mãe, abrir mão de tudo... (Lc 14.26).

Texto complementar: 1 João 2:17, Ezequiel 16:60


• Seu potencial em colher bênçãos e galardão
(RT 2.12) As palavras de Boaz são proféticas e abençoam Rute. Ele falou de retribuição do bem que ela fizera de riquezas, recompensas... que sobre ela viriam da parte do Senhor. Afinal, ela buscara abrigo sob as asas do Deus de Israel. Boaz entendia que uma pessoa como Rute fatalmente iria prosperar muito sob os cuidados do Deus de Israel.

Texto complementar: 1 Crônicas 29:12, Provérbios 8:18, Provérbios 3:16

Seja como Rute
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família. Ela perdeu tudo, mas não perdeu o lugar de onde o Senhor ordena a benção. Não saia do altar do Senhor, nele com certeza tem um recomeço para você.

Pba. Patricia Arcanjo