Achei muito interessante começar com a patchcolagem, por ser um trabalho com diversas aplicações.
Segue abaixo a sua aula de PATCHCOLAGEM:
Material:
Risco ou molde (no google você encontra para todos os gostos)
Tecidos variados
Ferro de passar
Tesoura para papel e outra para tecido
Agulha e fio para fazer o caseado
Papel termocolante (colante dos dois lados) ou papel cola.
PASSO A PASSO:
1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.
2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.
3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante). Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido). Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.
4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.
5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.
6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou. Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.
7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).
8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.
(¯` · ._ Gostou? _. · ´¯)
Esse é só começo das muitas aplicações que você pode fazer.
Sugestões para aplicar:
Camisetas
Toalhas de mesa
Toalhas de banho, rosto, lavabo ou de mão
Pano de prato
Bolsas
Toalhas de mesa
Toalhas de banho, rosto, lavabo ou de mão
Pano de prato
Bolsas
Pba. Patricia Arcanjo
Temos um ministério na Igreja Quadrangular que se chama DORCAS é de artesanato e sou a responsável por ele. me sinto muito feliz em transmitir o que DEUS me capacitou.
ResponderExcluirQue a Paz e o Amor de Jesus esteja com vocês.
beijos,
Silvia
Temos um ministério na Igreja Quadrangular que se chama DORCAS é de artesanato e sou a responsável por ele. me sinto muito feliz em transmitir o que DEUS me capacitou.
ResponderExcluirQue a Paz e o Amor de Jesus esteja com vocês.
beijos,
Silvia
Há muito tempo que estava procurando este passo a passo, comprei revistas... naveguei pelos mares da net, mas este foi o melhor de todos.
ResponderExcluirAdorei sua dica!!!!
ResponderExcluir