terça-feira, 26 de abril de 2011

É BOM SABER !

Identificar quantidade de sódio no alimento ajuda a combater a hipertensão

"Esta terça-feira, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a doença cardiovascular mais frequente na população. Acredita-se que a pressão alta atinja 30% da população brasileira e, como aumenta progressivamente com a idade, pode chegar a comprometer a saúde de 50% das pessoas com mais de 60 anos.

A pressão alta é a origem de 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC ou derrame) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Para Luiz Bortolotto, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor, a prevenção é a maneira mais segura de combater esse mal.

Em pessoas com predisposição genética e estilo de vida inadequado (sedentarismo, obesidade, dieta hipersódica, hipercalórica e hipergordurosa) a doença acomete mais cedo e com características de maior resistência ao tratamento. Segundo a nutricionista Camila Gracia do HCor (Hospital do Coração), o consumo indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 5 gramas de sal, ou 2 gramas de sódio por dia para adultos.

"O principal problema é que a população não sabe associar sódio a sal e ler as informações nutricionais dos alimentos. Muitos acreditam que o sal é o responsável pela pressão alta e não entendem a relação do sódio indicado nos alimentos com a hipertensão", alerta Gracia, que acrescenta que a média de consumo nacional é de 12 g de sal por dia.

A hipertensão é caracterizada pela pressão arterial maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A doença é perigosa pois não tem sintomas recorrentes e só é descoberta quando há ocorrência de uma crise, que pode ser diagnosticada a partir de dores de cabeça, infarto ou até AVC."


Oque devemos observar sempre, é a quantidade de sódio que contem o alimento. Por exemplo:

Em todas as embalagens é obrigatório estar destacado dentre outros componentes, o "sódio" existente naquele alimento. E existem marcas com grande diferença. Observe!

No embutidos, já sabemos que para sua conservação, o sódio é fundamental, então as salsichas, presuntos, linguiças, bacon, carnes salgadas... tudo é proibido. Temos que controlar o consumo, e escolher coisas alternativas, como o peito de peru que é mais magro, e os produtos light.

As conservas em lata, ou vidros, são um vilão de altissimo risco. Isto porque aquele liquido que vem para conservar o produto, é exatamente o sódio. Cuidado! Ao usar ervilhas, milhos, conservas em geral, tenha o cuidado de passar na água limpa, para eliminar um pouco o sal existente.

Os refrigerantes diet, assim como tudo que é "diet", também é prejudicial. É melhor usarmos sucos naturais que refrigerantes, e açucar orgânico, do que adoçantes artificiais. Aliás, o melhor é acostumarmos com o sabor natural de tudo. Adoçante... cautela!
Existe uma grande diferença entre ligth e diet. Procure se informar sobre isto.




Até aqueles saborosos salgadinhos, biscoitinhos, que parecem tão inofensivos, tem alto teor de sódio.

Tenha cuidado, com você e suas crianças, pois tudo que comemos hoje fica armazenado na nossa caixina de memória do organismo. rsrsr....

Ou seja, ser saudável hoje para ser um idoso feliz amanhã! Qual é a espectativa de vida que você tem?
Quer viver muito e bem?
                                      Então comece a se preocupar, e a se cuidar, desde já!
Não é difícil. Tudo é uma questão de treinamento e hábito!
Deus abençoe!    Pra Heloisa Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário