segunda-feira, 28 de julho de 2008

Porque Reciclar?

A química Dra. Inês Gonçalves nos ensinou como tornar o óleo de cozinha não prejudicial ao meio ambiente!



Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pesssoa consome em aproximadamente 14 anos de vida. Além disso, essa contaminação encarece o processo que prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Receita

5 litros de óleo de cozinha usado e coado
1 litro de água
1 detergente líquido biodegradável
1 litro de soda já diluída
Essência aromática


Modo de fazer:

Em um balde colocar o óleo e ir adicionando a soda diluída mexendo sempre.
Depois adicione o detergente, sempre mexendo e por último a essência. Quando "der o ponto", (mexer mais ou menos uma meia hora), despejar nas formas. Aguardar por volta de 24 horas a secagem. Desenformar e cortar.

email de contato: http://de.mc334.mail.yahoo.com/mc/compose?to=miathisp@usp.br (Maria Inês)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sarau e Feira de Artesanatos



SARAU “Reescrevendo a Vida”O SARAU “Reescrevendo a Vida”, apresentado no dia 28/06/08, na Regional-Jardins, possui um diferencial quanto a objetivo e proposta.
É uma apresentação de resultados que vai muito além da simples distração, de preencher o tempo ou adquirir conhecimentos .
São mulheres que mergulharam profundamente em si mesmas, para se conhecerem melhor e, transformadas, viram emergir antigos sonhos que agora expressam através da arte e da literatura .
Todo o trabalho é fruto da descoberta do potencial interior, do desejo de conquistar novos patamares como pessoa única e singular.
Essencial é dizer que este SARAU aconteceu de dentro para fora, de cada uma dessas mulheres, cuja luz, força e direção têm como alicerce a Palavra de Deus.
Tudo isto faz de “Reescrevendo a Vida” um SARAU diferenciado.

############################################

FEIRA DE ARTESANATOSTrabalhos Manuais (“artesanato doméstico”)
É, em geral, uma ocupação secundária sendo utilizado o tempo disponível das tarefas domésticas para a complementação da renda familiar ou mesmo como passatempo.

O desafio para essa categoria (em que as DORCAS se incluem)
é promover Os Trabalhos Manuais à condição de artesanato,
agregando valor cultural aos produtos e direcionando sua produção às demandas de mercado.

Nesses termos, as DORCAS realizou essa Feira, observando as possibilidades da efetivação de um trabalho de mobilização, com o objetivo de constituir uma organização formal, além de outros benefícios, possibilitar a realização de cursos e treinamentos, oficinas compartilhadas, a participação conjunta em feiras e exposições e uma estratégia de vendas mais eficaz.

Martha Miguel

O que as Dorcas têm realizado



As reuniões acontecem semanalmente.  Através das Ministrações, é oferecido conhecimentos que podem influenciar e provocar mudanças de comportamentos, e facilitar o entendimento das emoções, sentimentos, doenças e, principalmente, o crescimento espiritual através da renovação da mente pela Palavra de Deus.

É uma estratégia divina pois os frutos comprovam isto. Como arteterapeuta, aproveitei a minha experiência profissional, utilizando a Arte e a Palavra de Deus como instrumentos na Terapia, para trabalhar os problemas em busca da cura dos males da alma.

O primeiro projeto das DORCAS: tínhamos recebido uma grande doação de tecidos (retalhos). Foi lançada a idéia em “confeccionar roupas e acessórios e realizar um desfile”.
Durante os 5 (cinco) meses, em que este projeto foi desenvolvido, presenciei a cada dia, em cada uma delas, a transformação de suas vidas, familiar, sentimental, pessoal e profissional.

Numa segunda etapa, foi criado outro projeto, com o tema “Casa”. O objetivo era fazer objetos de decoração, utilitários do lar, para no final de ano e montar um bazar.
Com ministrações voltadas ao convívio com a família, a diferença de gêneros (masculino x feminino) a essência do ser, e os múltiplos papéis da mulher, como e onde buscar este equilíbrio, tivemos resultados maravilhosos, o entendimento quanto a verdadeira essência da mulher, reflexão e descobertas de situações em desequilíbrio no lar, que vinham impedindo a mulher de se realizar como pessoa.

Utilizando o tema  “Embalagem”, trabalhamos com algumas oficinas: artesanato, costura, adesivagem em vidros.
Aproveitando a divulgação do incentivo à substituição das sacolas de plásticos, lançamos a Ecobag 100% PANO.
Realizamos uma Feira de Artesanatos, com o objetivo em reunir as DORCAS de todas as igrejas. Tivemos ainda a presença de convidadas especiais.
Como fruto desse trabalho, apresentamos nesse Evento, o SARAU “Reescrevendo a Vida”, com poesias, textos e roteiro criado por uma das componentes do Grupo.

Pb Martha Miguel
Psicóloga-Arteterapeuta
#####################################

Benvindo

Neste espaço nos vamos estar compartilhando com você tudo que está acontecendo nesse Ministério.
Temos muitos desafios!
O maior deles é a união do corpo.... junte-se a nós!

Participe, mande sugestões, nos informe o que vocês estão realizando, vamos
compartilhar!

Pb Martha Miguel