domingo, 10 de janeiro de 2010

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES

Você está lembrada daquela oportunidade de emprego que rejeitou? E aquela viagem maravilhosa com tudo pago que deixou escapar? Lembra daquele tempo em que você tinha toda chance do mundo para economizar e ter a sua casa própria? E o casamento que foi por ”água abaixo” deixando aquela dúvida, “eu poderia ter feito algo para impedir”? Estudou nas melhores escolas e abandonou os estudos por achar que tinha coisas mais importantes a fazer? Ou acha que é tarde para fazer aquele curso que hoje tanto sonha?

A vida nos oferece essas e muitas outras oportunidades, e por não sermos mulheres suficientemente maduras, ágeis, decididas, deixamos escapar!

A intenção do presente texto não é deixá-la arrependida, chorosa “pelo leite derramado”, mas pretende levá-la a refletir com humildade e cautela, esses momentos em que a sua ousadia e a perseverança na tomada de decisões poderia dar um novo rumo à sua vida.

Aquela oportunidade perdida, talvez você nunca mais tenha, porém fique atenta, outras virão, tão boas quanto aquelas, ou até melhores, e você terá mais uma chance para fazer o que é certo.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS

O Chamado de Zaqueu

Em Lucas 19, fala sobre um homem chamado Zaqueu,  chefe dos cobradores de impostos daquela região, rico e poderoso, um homem de peso na sociedade.
Era homem de atitudes, e as tomava sem hesitar, tirando para si vantagens nada honestas de sua posição privilegiada. Mas sentia falta de alguma coisa, aquele vazio que nada consegue preencher. Ouviu falar de Jesus, e entendeu que Ele tinha algo especial que não conhecia e não podia comprar.

Subiu então em uma árvore para vê-Lo, o que não conseguia por ser de baixa estatura. Ele, um homem poderoso, agindo assim diante daquela multidão! Zaqueu tinha os olhos abertos para o novo, atento às oportunidades, independente dos empecilhos. E queria conhecer o que Jesus poderia  acrescentar em sua vida.

Zaqueu mostrou, dessa maneira, que possuía uma qualidade muito importante, a humildade, que o levou ao arrependimento de suas más escolhas no passado. Reconheceu seus erros, confessou-os a Jesus e propôs concertá-los.

A humildade leva o homem ao conhecimento, logo, ele encontra a sabedoria, enquanto o arrogante está sempre na ignorância, por não se abrir para novo aprendizado, achando-se auto-suficiente.

Jesus chamou Zaqueu, e ele ouviu: “Zaqueu, desce depressa. Hoje me convém pousar em sua casa.” Estava com os ouvidos abertos, sempre atentos para ouvir e discernir o que era bom para si, e naquele momento, era tudo o que precisava ouvir: o chamado de Jesus. A voz de Jesus entrou em seus ouvidos e penetrou em seu coração.
“VOCÊ ESTÁ OUVINDO O QUE JESUS ESTÁ FALANDO COM VOCÊ NESTE MOMENTO?”
“Apressando-se, desceu com alegria”. Zaqueu sabia receber. Precisamos aprender a receber.

Aprendemos que é mais difícil dar do que receber! Isso não é verdade.
Não saber dar nos remete ao egoísmo, porém, não saber receber, nos remete à arrogância. Dá quem tem, recebe quem precisa! Para receber precisa ter humildade.

Zaqueu desceu de seu pedestal, da sua arrogância, e teve a oportunidade de receber aquilo que lhe estava faltando. Teve o encontro com Jesus, e preencheu o vazio da sua vida.
Porém, as pessoas que estavam ao seu redor murmuravam, dizendo que Jesus entrara para ser hóspede de um pecador.

Existem dois tipos de pessoas:
- os que aproveitam as oportunidades e vivem a experiência; esses são chamados de “sortudos” e,
- aqueles que ficam observando o outro e murmurando; esses se consideram “azarados”.

Acontece que sempre estamos “jogando fora” oportunidades que nos são dadas, pois devido à nossa insegurança fazemos más escolhas. É em momentos de decisões que surgem as dúvidas: será que estou fazendo a coisa certa?

Nunca deixe de consultar ao Senhor, de alguma forma ele te ouvirá e responderá! Porém, seja ousada nas suas escolhas, tenha fé, Deus te justificará!

Faça como Zaqueu, não deixe essa oportunidade passar!
Considere-se uma “sortuda”! Você foi escolhida para Jesus entrar em sua vida e mudar a sua história!


Pb. Martha Miguel
.
.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Para Refletir:


“Não temos como escapar: Ou mudamos a nossa vida, ou a vida nos muda!

Costuma-se dizer que, se não fizermos nada, se não interferirmos na nossa vida, ela vai ficar estagnada. Você acredita nisso? O tempo passa, as coisas mudam, tudo é movimento. De repente, você se olha no espelho e leva um susto: está mais velha, mais desanimada, mais amargurada, as oportunidades surgiram e você não enxergou, deixou-as passar; enfim, “perdeu o bonde”. Não fez nada para mudar sua vida, mas a vida mudou você, sem pedir licença.

Entre outros, há um fator responsável por esse estrago: a rigidez nos pensamentos e nas atitudes, a dificuldade de abrir mão dos próprios conceitos e opiniões. A ignorância emocional e espiritual, ou seja, a falta de conhecimento sobre o nosso interior, nos paralisa, leva à perda de visão da vida, e as nossas escolhas ficam prejudicadas. E tem quem ache que ser rígido nos pensamentos e atitudes é ter personalidade!

Viver é fazer arte, todo o tempo, criar, recriar, reciclar, descartar, transformar....renascer! A nossa vida é como uma tela em branco, e cabe a nós escolher o que pintar, as possibilidades são infinitas.

Mudar de vida significa converter caminhos, enfrentar os problemas, caminhar de acordo com o já alcançado nas experiências vividas.

Pensar que é possível alguém sair do nada para o tudo sem passar pelo caminho, é ilusão. É necessário determinação, tomar decisões em situações de risco, agir com sabedoria, renunciar, substituir pensamentos pré-estabelecidos até sobre você mesma, que causam a baixa auto-estima.

Atualmente, usa-se o termo “RESILIÊNCIA”, para designar a condição da pessoa capaz de se restabelecer após sofrer grandes e pequenos reveses, porque possui uma força interna que não a deixa ficar parada. Que força será esta? Onde buscar?

Resilientes seriam pessoas persistentes, bem resolvidas, que mantêm o olho no objetivo (têm fé). Seu humor é uma atitude interna, não apenas um pensamento positivo, ou um sorriso falso nos lábios. Recebem as adversidades como ocasião para crescimento e aprendizagem, procurando tirar o melhor do pior. Flexíveis, evitam os extremos, pois são pessoas formadas para a vida.

Mudar é um processo, quase sempre de longo prazo, mas vale a pena perseverar na busca desse objetivo!

Martha Miguel
(texto publicado no Jornal da Mulher "Renascer News" n.07)
.
.