quinta-feira, 29 de março de 2012

Vamos organizar uma festa temática?

Minha querida  Patricia, de Jundiai, pediu umas idéias de decoração para a "Noite do Macarão".
Logo pensei na Itália.
Quer coisa mais italiana que macarão?
Adorei a idéia!
Resolvi então compartilhar com vocês, pois quem sabe não será uma "idéia 3B" para você também comemorar alguma data festiva.
                                                         3B = Boa, bonita e barata! rsrsr....

Uma festa italiana tem naturalmente a boa massa, música, decoração um tanto rústica e alegria, muita alegria.

É fácil decorar esta festa usando motivos populares, tais como a cor vermelha, branca e verde, muitas fitas, bandeirinhas, uvas e vinho, uns pandeiros e maracas com fitas coloridas, danças...E a comida...
Quer coisa mais italiana que uma boa massa?



Alegre os convidados desde a entrada enfeitando a porta com balões coloridos. Adquira balões de hélio com as côres da bandeira italiana (vermelho, branco e verde), e ate-os em ambos os lados da porta de entrada, para ter uma entrada bem ao estilo italiano.

Se a festa vai ter mesinhas espalhadas pelo ambiente, e se vai ser um serviço americano, é importante criar uma mesa para a decoração principal.
Os olhares dos convidados vão se remeter a este espaço. Se tiver mesinhas individuais, pode colocar toalhas xadrez de vermelho e branco.  
Caso você não tenha o tecido xadrez, faça uma toalha em verde e branco para a mesa central.

Use vasinhos plantados de manjericão com bandeirinhas e flores de papel crepom nas mesas.
Ou se não quiser ter esse trabalho, procure quem tem um pé de manjerião, corte galhinhos e coloque num vidrinho ou garrafinha, na água, que vai durar, e até prosperar, por muitos dias. Acrescente uma flor natural. É como se fosse uma planta hidropônica.
O convidado pode levar como lembrancinha esses mimos.



(Eu uso muito manjericão na água. Inclusive é otimo pra espantar moscas. Sem contar com o cheirinho, que é maravilhoso. E dá para ir arrancando as folhinhas e comer. Ótimo e super saudável!)

No Ceagesp você vai encontrar as caixinhas de mudinhas já plantadas, bem baratinho. É só transplantar e decorar os vasinhos, que você vai encontrar lá mesmo.


No teto do ambiente onde vai acontecer o evento, faça varais de bandeirolas, ou fitas coloridas, bem esvoaçantes. Esta sugestão da foto são fitas metálicas.
 Alegra muito e dá um colorido especial. Nas cantinas italianas é costume pendurar camisas de times, fotos, garrafas, mil coisas. É porisso que eu digo : tudo bem rustico.
Mas se você optar por pendurar camisas, tem de ser de times italianos, pois estamos tratando de uma festa temática. Embora não faça mal pendurar uma bandeira italiana e brasileria.



Faça um centro de mesa com uvas, um item de excelência na decoração italiana. Utilize um cesto grande com pães, de vários formatos, queijos, que é um componente indispensável para as massas, uvas brancas e roxas... e o que mais a sua imaginação lembrar.
(Estes itens da decoração poderão ser naturais ou artificiais. O natural é mais bonito, sem contar que poderá ser degustado).

                                                               Acrescente as velas.

Aproveite garrafas vazias e insira as velas no gargalo. Disponha as garrafas pela mesa, acenda as velas, deixe cair a vela derretida pela garrafa, lembrando bem aquelas coisas de castelos antigos. Ou faça algo mais sofisticado, dependendo da ordem natural da decoração.


Faça marcadores para identificação dos sabores dos pratos. Escreva num cartão, e insira-o na fenda da rolha de cortiça, cortada ao meio, conseguindo uma decoração fácil e barata. (Tipo: Molho bolonguesa, molho 4 queijos, pomodoro, ao sugo... Talharim, fettucine, ravioli, lazanha, etc...)

                                             


    


Encha taças com vários tipos de palitos de pão (breadsticks) como parte da decoração italiana da mesa.
Esta decoração é linda e comestível ao mesmo tempo.
Pode-se colocar potinhos com sardela, aquela receitinha básica de pimentão vermelho com sardinha, muito azeite... Delicioso! 





Lembre-se de que o azeite é sempre bem vindo! Mas não deixe em latas. Você pode arranjar vidros legais e aromatizar o azeite. Coloque alho, manjericão, alecrim, pimenta, a gosto. Não misture isto tudo de uma vez só. Coloque separados, porque o gosto fica bem ativado. No mais, capriche nas massas, molhos, e queijos.




              Ensaie um grupo de pessoas para que possam dançar uma "tarantella".
                               Pandeiros e maracas, alegram. Distribua entre os convidados para dançarem todos.
                                      Música, muita música!

Vista, aqueles que estarão servindo, com roupas  caracterizadas.
O povo italiano é um povo alegre por natureza, gosta muito de reuniões com grupos enormes, e prezam muito a família.  Então é uma festa de família!

Bebidas em jarras, sucos, vinhos, águas aromatizadas. Use taças, pratos e talheres descartáveis, de cor transparente, imitando vidro,que são bem baratinhos, e de boa qualidade. Na 25 de março, você vai comprar os centos. Escolha pra não desmerecer a aparência da sua festa. E compre a mais, pois os convidados costumam pegar mais ao trocar de sabores das massas.

Para sobremesa, faça a “palha italiana”, aquele docinho de leite condensado e biscoito maria, quebradinho. Ele vai em tabuleiro.
Corte em quadrados, passe pelo açucar e enrole em papel transparente. Amarre fitinhas verde e vermelha nas pontas, imitando um bombom, e coloque num prato grande, ou cesto.

Sucesso garantido ou seu dinheiro de volta. rsrsr..... Depois me conta Pat! Fica com Deus!
Pra. Heloisa Avila

sexta-feira, 16 de março de 2012

PENSE NISSO - O LÁPIS!

Um menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:

Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?

O avô sorriu, e disse ao netinho:

- Sim, estou escrevendo algo sobre você.
Entretanto este lápis que estou usando é mais importante que as palavras que estou escrevendo. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:

- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?

- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.

- Primeira qualidade: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.


-Segunda qualidade: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.

- Terceira qualidade: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.



- Quarta qualidade: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.






- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas.

PENSE NISSO!  
Pra. Heloisa Avila (esta é uma colaboração da minha amiga Elaine de Carmo do Rio Claro/Minas Gerais)

quinta-feira, 8 de março de 2012

CURIOSIDADE: PORQUE DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


PARABÉNS!

    VOCÊ SABE O PORQUE SE COMEMORA O DIA DA MULHER?

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


                  O QUE SE PRETENDE COM     A  CELEBRAÇÃO DESTE DIA



Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da mulher, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à ela.





"MULHERES MARAVILHAS" EXISTEM DE VERDADE, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ELAS NÃO SÃO FRUTO DA IMAGINAÇÃO DOS HOMENS!
MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?
POIS O SEU VALOR MUITO EXCEDE AO DAS JÓIAS PRECIOSAS. (Pv. 31.10)
Pra. Heloisa Avila


quarta-feira, 7 de março de 2012

ARTESANATO : PÁSCOA

PÁSCOA

HOJE QUERO SOMENTE POSTAR IDÉIAS.

IDÉIAS DE DECORAÇÃO PARA A PÁSCOA QUE SE APROXIMA.
 VAMOS ENFEITAR A NOSSA CASA.
EU COSTUMO COLOCAR UMA "GUIRLANDA" NA PORTA.
E EXISTEM MILHARES DE IDÉIAS LEGAIS.

UMA CURIOSIDADE: COELHOS REPRESENTAM A MULTIPLICAÇÃO DO POVO DE DEUS. COELHOS SE REPRODUZEM AOS MILHARES, NUMA GESTAÇÃO QUE NÃO ULTRAPASSA 40 DIAS.

 E OVOS REPRESENTAM O NASCIMENTO, QUE PARA NÓS CRISTÃOS QUER DIZER: RENASCER EM CRISTO. (UMA EXPLICAÇÃO BASIQUINHA, SEM MUITA FILOSOFIA, PORQUE NA VIDA O IMPORTANTE É ESTAR FELIZ, E NÃO QUESTIONAR MUITO. BASTA CRER, PORQUE DEUS É QUEM ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO!

Este é o contexto da fertilidade e da vida.


No Ceagesp/SP existem estas guirlandas prontas e custam bem baratinho. Enfeite com fuxições, formando flôres. É bem simples de se fazer estas flôres. Faça os fuxicos, encha com plumante e vá costurando um ao lado do outro até formar o desenho da flor. (Esta foi eu quem fiz)





Outra ideia, que fiz há alguns anos atrás, foi usando os ovos de isopor. Basta pinta-los, ou fazer uma decoupagem. Usei flôres secas...

Esta guirlanda foi feita para uma gravação da Rede Gospel de TV, quando fizemos os especial de natal. Tinha a toalha da mesa, e sobrando uma tira da estampa, resolvi fazer a guirlanda coordeando. Ficou bem interessante.


Esta idéia garimpei na internet mesmo, e se você gosta de trabalhar com as tecnicas de madeira pintada, e feltro, fica bem legal fazer flôres, folhas e ovinhos de feltro.



Agora se você não gosta mesmo dos coelhos e ovos, por achar que são muito infantis, faça guirlandas maravilhosas para enfeitar o seu almoço de Páscoa, no domingo, usando flôres naturais, frutas ou legumes de decoração (no Ceagesp/SP tem). Super original.

Porem por se tratar de material natural, tem de ser feita na véspera e borifar água, para manter o viço das flôres. Aí vc pode usar a mesma decoração na mesa, com arranhos florais lindos.


Até a qualquer momento, onde trarei mais idéias@!
Pra. Heloisa Avila

segunda-feira, 5 de março de 2012

ARTESANATO: COELHA DE PASCOA - PORTA GULOSEIMAS

PASCOA!
ESTÁ CHEGANDO....

Época em que os chocalates, os ovos de páscoa, proliferam no comércio.
Mas quem não gosta de presentear alguem neste dia, ou mesmo ganhar uma lembrancinha?
Então lembrei-me das coelhas que fizemos nas Dorcas, há alguns anos atrás, para colocar guloseimas, biscoitos, o que a sua imaginação desejar.
Este ano vou repetir a façanha e colocar aqueles cokies, que dei a receita anteriormente.
Veja como é simpática a coelhinha.
E veja como é simples juntar algumas tecnicas de artesanato num só produto.

MATERIAL:
01 VIDRO DE BOA LARGA para as guloseimas.
TECIDOS NA COR CRU PARA A CARINHAE MÃOZINHAS DA COELHA
PLUMANTE PARA ENCHIMENTO
TECIDO ESTAMPADO, 2 CÔRES, PARA ORELHAS, BRAÇOS E VESTIDO
FITAS, VIÉS
OLHINHOS, NARIZ DE BOTÕESE FIAPOS DE VASSOURA DE PIAÇAVA
ROUGE PARA AS BOCHECAS
COLA QUENTE, AGULHA E LINHA


Começe por arranJar um vidro com boca larga, desses das lojas de 1,99.
Este vai se o recepiente das nossas guloseimas.
E na verdade a coelha vai ser colada na tampa, para que o vidro possa ser lavado sempre que necessário.


Em seguida arranje o tecido que será usado para fazer o corpo da coelhinha.
Corte um retângulo, medindo a altura do vidro, para o vestido.
Costure na lateral, e franzir no pescoço.

 Para  as mangas, corte um retangulo menor, na proporção ideal para montar o bracinho da coelha.
Costurar, a mão mesmo, e encaixar as mangas numa abertura lateral do vestido. Franzir na ponta onde vai ser colada a mãozinha.
Fazer uma luvinha para ser a mão. Encaixar e colar se preferir que costurar.


A cabeça da coelha é feita como se fosse um fuxicão.
E dois fuxicos menores para a boca;
Botões para os olhos, uma esfumaçadinha nas bochechas, um nariz de botão e um bigodinho de vassoura de piaçava.


Laçinhos a vontade para enfeitar, um raminho de flôres e uma cenourinha, que vc mesma pode fazer. Detalhe: a saia da coelhinha pode ter dois tecidos, fazendo bolsinhos, ou a gosto. Rendas, sianinhas, o que vc tiver para costumizar.


E não se esqueça das orelhas, que devem ser cortadas no formato, costuradas, e para ficarem mais armadas, pode-se usar um termo-colante, ou mesmo passar um arame de artesanato para dar o movimento da orelha.


Fácil não? Bom para dar de presente para as amigas, professoras dos filhos, para a mamães, para a sogra, enfim... presentear é um gesto de amor. E melhor ainda se for feito por você.

Deus abençõe!                                     Pra. Heloisa Avila