domingo, 26 de abril de 2009

"IRAI-VOS, E NÃO PEQUEIS. NÃO SE PONHA O SOL SOBRE VOSSA IRA..." Ef.4:26


Neste mundo onde a agressividade tomou conta das ruas, das escolas e das casas, as famílias não se entendem, pai agride filho, filho agride pai, os idosos são maltratados, as crianças molestadas, e há mortes todos os dias por balas perdidas; as guerras não têm fim, entre as nações e nas nossas vidas. É um mundo rodeado de injustiças, o que tem tornado os homens cada vez mais agressivos, e os danos pessoais, familiares e sociais são, muitas vezes, irreversíveis.
O que dizer de tudo isso, onde a humanidade se perdeu? Como estancar este descontrole?

No nosso Grupo, temos colocado em discussão todo conhecimento que propicie usar a Inteligência Emocional positivamente, evitando conseqüências danosas.
A ciência tem comprovado que, quem souber administrar bem suas emoções, levar inteligência a elas, e ter domínio próprio, terá um diferencial em todas as áreas de sua vida: no relacionamento amoroso, no trabalho, na vida social, ministerial e familiar. Ainda, fará um bem à sua saúde, evitando muitas doenças, e criando possibilidades para ter longevidade e qualidade de vida.
Um dos sentimentos que, mal conduzido, pode colocar tudo isso em risco é a IRA.

A ira (cólera)
“é um impulso momentâneo, limitado em si mesmo, a que todos nós, em maior ou menor grau, estamos sujeitos.”
Seria ideal se não precisássemos experimentá-la, porém, uma vez irados, necessário se faz dar vazão, e é exatamente na forma de extravasar a ira que nos diferenciamos uns dos outros. Há quem aconselhe sapatear, esmurrar uma almofada ou colchão, ou gritar... resolve?

Outros são da opinião que, “Se eu entrar em ação, a emoção se consome no próprio ato.” É visível esta afirmação quando pessoas iradas agridem a outras, e instantaneamente se aquietam como se nada houvesse acontecido.
É verdadeira a necessidade de se liberar as emoções, dizer o que está sentindo, não reprimir a ira, que certamente se transformará em raiva (ódio), ou ressentimento.
O segredo está em como entrar em ação num momento de ira, sem praticar insanidades!

FUNDAMENTOS BÍBLICOS

Irar mas não pecar, como é isso?
A ira é um sentimento que independe da nossa vontade, vem e pronto.
O pecado, ação danosa que se segue à ira, passa pela consciência, pelo entendimento, e deve ser evitado.

PV. 14:17 diz: “O que facilmente se ira faz doidices, e o homem de maus desígnios é odiado.”Quem tem prazer em estar ao lado de pessoas que têm “pavio curto”? É muito desagradável, são pessoas que se expõem e acabam expondo os outros ao seu redor!
Por outro lado, existem as que carregam por toda uma vida, em silêncio, rancor por outra pessoa, por situações que esta outra nem tem conhecimento de que existiu.
A ira contida gera a raiva (o ódio). Quando não damos vazão a esse sentimento, ficamos a todo instante revivendo-o, e ele se converte em ressentimento.
A Palavra diz “...não se ponha o sol sobre vossa ira...”. O Apóstolo Paulo nos alerta a não guardar o sentimento ruim, não carregar para o outro dia, não deixar que o nosso coração acolha ressentimentos.
Ecl. 7:9 diz “Não te apresses no teu espírito a irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos.”A raiva (o ódio), é um sentimento potencialmente destrutivo, para aqueles que o sentem, fazendo-os prisioneiros por toda a vida, “remoendo” o objeto da raiva. Poderíamos nomear esse sentimento, de “falta de perdão”.
Ter domínio próprio não é “engolir o choro”, “passar batido”, “fazer como se não visse”. É ter controle das emoções para agir e reagir adequadamente sem precipitações, utilizando o bom senso.

A Bíblia nos diz em Gálatas 5:17 “...a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrario a carne.”
A ira é um sentimento imaturo e primário, que tem como objetivo a satisfação imediata de sua inquietação.
Porém, quando temos a nossa mente renovada pela Palavra de Deus, a ira pode ser domada e extravasada de forma construtiva.
Gálatas 5:22 “.....Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”Nós somos seres agraciados com a inteligência, temos a capacidade de nos expressar por palavras, instrumento de grande valor para a comunicação entre os homens. Porém, desde cedo somos ensinados que confessar, aos outros, o que realmente sentimos, é sinal de fraqueza, principalmente se for algo que nos inferioriza, ou se implicar num pedido de perdão, algo tão difícil para se fazer.

Já discutimos aqui sobre de que maneira as emoções vêm, e vão, independente da nossa vontade e por isso, contê-las, não deixar que a fala expresse esses sentimentos, nos faz procurar outra saída, nem sempre a melhor. De acordo com os cientistas, as emoções “falam” com a “linguagem dos órgãos”, ou seja, o adoecimento de um determinado órgão pode ser a forma inconsciente de o indivíduo mostrar seu sofrimento (doenças psicossomáticas, doenças da alma).

Atualmente já se tem comprovado o quanto as emoções podem afetar o organismo do homem, trazendo muitas enfermidades.
Em PV. 28:13 diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.
Tiago 5:16 “Portanto, confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”


Você precisa refletir como anda o seu domínio próprio, e como a Palavra de Deus pode lhe orientar nas situações de ira, evitando a gritaria, a violência verbal ou física, o abismo entre você e os seus amados, o prejuízo à saúde e às outras áreas da sua vida.
Salmo 37:8 – “ Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.”

Uma prática de resultados excelentes é o “desabafo”, que consiste em não estar só, dividindo com pessoas de confiança, em condições de ajudar, a sua impotência para lidar com estes sentimentos, e deixar-se transformar, mudando o seu comportamento.
Confessar o que sentimos uns aos outros, é remédio para o corpo e para a alma. Compartilhar a tristeza, expor a dor, é como se dividisse, aliviasse as perdas, as angústias.

Nunca guarde sentimentos que te incomodam, busque uma forma adequada para se livrar deles, esse peso você não precisa carregar!
.
.

Martha Miguel

11 comentários:

  1. Todo o ser humano alguma vez na vida já passou por um estado de ira em pequena, média e grande intensidade. Seja numa fila interminável no banco, seja o namorado que te deixou esperando ou o filho que chegou de madrugada sem avisar. Esses são alguns exemplos rotineiros que faz com que o nosso organismo propicie a ira.
    Quando este sentimento de raiva surge em cada um de nós, toda a raiva está sendo descontado exclusivamente na pessoa que está com ódio, tanto é que o dia estava perfeito e de repente dizemos: “O meu dia acabou por causa disso e daquilo”.
    Ao sentir este sentimento pare e pense e tente resolver, sem discutir. (é muito fácil falar, mais com tempo aprendemos que isso está fazendo bem pra mim, para nós e para todo mundo).

    Grande beijo

    Mirian Chiarelli

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Lindo blog!
    Que Deus abençoe grandemente sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso é este blogue e iluminado(a) quem postou todas essas mensagens edificantes,pois foi de grande valia para mim que consegui entender melhor o versículo de efésios 4:26. Que Deus abençoe copiosamente a sua vida e que você continue a contribuir mais com essa propagação do Evangelho de Amor Eterno de Jesus Cristo. Um grande abraço e fique na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Conheço uma pessoa que e muito falsa ,por mais que se tente se entender com ela e impossível pois quando pensa que ela já fez tudo v/c se supreende com a maldade de prejudicar uma pessoa e a facilidade que ela tem de mentir e disser que v/c falou coisa que não e verdade como lidar com esta situação ? .

    ResponderExcluir
  5. Efésios 4:26 texto maravilhoso em que reflete e nessecidade de aplicarmos ao nosso viver diário um dos ítens de Gálatas 5:22, que é o "domínio próprio" ou temperança.Bom dia Com muita paz, me edificou muito esta mensagem ,em particular procuro aplica-la no meu dia-a-dia.Que Deus em Cristo continue vos abençoado para que mais postagens edificantes possamos ver neste blog.Em contrapartida quero indicar um texto que gosto muito e que pode servir também de edificação para muitos, é Jó 42:10. Meu entendimento me leva ao sentido de que Deus tem seus segredos espirituais e que quer revelar aos seus, basta que consiguamos absorver,aceitar e crer no impossível de Deus. Só a guiza de esclarecimento, ele diz: e o me servo Jó orará por vos(Jó 42:8)e no versículo 10 há o remate(e o Senhor virou o cativeito de ....). Entendo isto como um "segredo espiritual"pois muitos leêm e releêm, passam por cima sem que este mistério seja revelado que é o de nos desprendermos de nos mesmos e vermos a nessecidade do outro ,isto falando no sentido espiritual. É isso , vai ai minha sugestão que com o cabedal de conhecimento espiritual que o Senhor tem vos dado poderemos aprouve Deus , termos em breve , mais uma postagem que venha esclartecer a muitos. Obrigado por este espáço abençoado que disponibilizas para todos quanto quiserem se posicionar. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. 🙌🏻 Bom dia, verdadeiramente essa é a palavra, que Deus nos ajude a passar por cada situação com equilíbrio e paz na alma e no coração.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Boa noite! Muito bom esse comentário e bastante edificante , é vivendo e aprendendo. Muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Parabéns pelo tema!Percebo, por estes textos, que a responsabilidade de administrar o descontrole é de cada um. É muito fácil falar: "Estou assim e assim por sua causa", como nosso amado irmão Adão, revelando a natureza humana irresponsável, procurando a quem acusar. Penso que devemos tomar as rédeas, sermos maduros com nossos sentimentos e não ficar jogando a culpa em meio mundo por estarmos chateados. Por mais que sejamos pessoas atentas, desajustes acontecem, mas podemos escolher entre permanecermos irados ou não, assim como tudo em nossas vidas. Um grande beijo, na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  9. A palavra de Deus e maravilhosa edifica a igreja que somos nós bom dia graça e a paz

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Martha Miguel, muito edificante está palavra, Deus abençoe tua vida.

    ResponderExcluir