terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Esperança é fruto da Fé

Nos tempos em que vivemos as pessoas, muito provavelmente, têm sido ensinadas a lutar para ter coisas, colocando sua esperança naquilo que crêem que ajudará a realizar seus desejos, tais como o dinheiro, o esforço pessoal, carisma, magnetismo e beleza. Estas coisas tornam-se a fonte que lhes sustenta o ânimo e a fé. A sua visão de poder, capacidade de realização e satisfação estará sempre voltada às coisas e às pessoas. No momento em que precisam saber quem são e qual a sua capacidade interior, descobrem que ter dinheiro, influência, ou beleza de nada adianta.
Estas fontes, quando secam, deixam a pessoa com um imenso vazio dentro de si, frustrada, desencantada, doente, sem alegria. Talvez seja por isso que pessoas assim chegam “aos montes” nos consultórios e também nas igrejas.
Ora, Fé, Esperança e Alegria são sentimentos que formam o tripé que sustenta um coração saudável e otimista: remoça o semblante e prolonga os dias. Substantivos abstratos, diria um professor. È verdade, mas também, junto com o Amor, são virtudes, e serão inúteis se não as colocarmos em prática, a partir de uma base de convicção sólida, e não em coisas perecíveis, passageiras.
O curioso é que, um dos meios mais eficazes de nos firmarmos na fé, construir a esperança e ter alegria, são justamente os reveses da vida, as tribulações, e a esperança em vencê-las depende primeiro, da fé. Há fé no mundo!

A escolha da fonte que alimenta a nossa esperança faz toda a diferença. Quando a fé, a convicção está posta em algo firme e sólido, quando não depende das oscilações do temperamento de pessoas e nem das falhas daquilo que é perecível, ela é eficaz, apresenta bons resultados.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS

Romanos 5: “... também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

Acreditamos que adquirimos a salvação crendo em Jesus como Filho de Deus (Rm 10:9). Porém “ser vencedor em todas as coisas” no aqui e agora, nesta vida terrena, se torna difícil e em determinadas situações até impossível, especialmente quando precisamos tomar atitudes e nos eleger como o agente transformador de nossa própria história.

Entender o que diz o apóstolo Paulo é fundamental para quem deseja ser bem sucedido em todas as áreas da vida. Como “gloriar-se”, ser otimista na hora da maior dificuldade?

A tribulação produz perseverança – como algo ruim pode nos capacitar a ser persistentes na busca de soluções e o que fazer para isso ser uma verdade na nossa vida?

Vivemos fugindo das tribulações, quando elas chegam pedimos a Deus “passe de mim esse cálice!” Ou então, nos tornamos infelizes, amargurados, murmuradores e quando a tribulação passa nos lembramos apenas da dor que ela causou. O apóstolo Paulo está nos instruindo sobre a importância que as tribulações têm no nosso crescimento pessoal, financeiro, familiar, sentimental e espiritual.

Perseverar, segundo o dicionário, é “conservar firme e constante; permanecer sem mudar ou sem variar de intuito”. Isto quer dizer agüentar firme, na fé em Deus, fortalecer-se em oração, e ir vencendo uma etapa a cada dia, sem murmuração, aprendendo com as derrotas, com as perdas e até com as injustiças!

A Perseverança produz a experiência: Ser experiente, segundo o dicionário é aquele que é hábil, experimentado, perito.

Como posso me tornar uma pessoa experiente, se na primeira dificuldade procuro um jeito de escapar para não “pagar o preço”? Geralmente somos absorvidos pelo único e insistente pensamento de como nos livrarmos da situação!

José do Egito, em Gênesis, capítulos 37 a 50, nos dá um exemplo que deve ser lembrado. Ele foi jogado no poço e vendido pelos seus irmãos, traído pela mulher de Potifar e preso injustamente. Com todas essas ocorrências (tribulações) que provavelmente fariam muitos desistirem, José pelo contrário perseverou, e a cada etapa vencida, se fortaleceu, se tornando mais experiente e habilitado, para viver seu sonho de menino.
Não podemos ter medo de viver a experiência!

A a experiência produz a esperança: esperança é o “ ato de esperar o que se deseja. Expectativa, espera, fé, confiança. A esperança não traz confusão: Essa esperança não é ilusão, não é fuga! É o estabelecimento de um alvo baseado na experiência acumulada pelas tribulações, onde você se fortaleceu pelo jejum, oração, obediência e revelação do Espírito Santo de Deus. Tornar-se uma pessoa esperançosa, como Jó, significa que, quando chega a tribulação não se perderá tempo com o supérfluo, com o que já foi, vai-se direto ao ponto por caminhos de solução, e não de enganos e ilusões. Jó 42:5 “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêm”. Jó encontrou uma razão para esperar o melhor no conhecimento de Deus.

A esperança da qual falamos não é de fácil entendimento para aqueles que ainda não tiveram experiências verdadeiras com Deus. O apóstolo Pedro nos adverte em 1Pe 3:15 “...Estai preparado para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”

Quando Cristo é a razão da nossa esperança, a alegria do Senhor está em nós e nos fortalece, pois não é terrena, não é humana, é divina! E a fonte que alimenta essa esperança não seca, pois jorra do nosso interior, que é saciado pela Palavra de fé e esperança que Jesus nos deixou. João 4:14 “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Deveras a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”.

RESUMINDO: Se você passou pela tribulação, perseverou e conservou-se firme e constante na fé, isto quer dizer que foi experimentado, tornando-se hábil e perito, não se deixando mais ser enganado; e certamente encontrou a esperança para realizar seus sonhos.

Pb Martha Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário