sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Para Refletir:


“Não temos como escapar: Ou mudamos a nossa vida, ou a vida nos muda!

Costuma-se dizer que, se não fizermos nada, se não interferirmos na nossa vida, ela vai ficar estagnada. Você acredita nisso? O tempo passa, as coisas mudam, tudo é movimento. De repente, você se olha no espelho e leva um susto: está mais velha, mais desanimada, mais amargurada, as oportunidades surgiram e você não enxergou, deixou-as passar; enfim, “perdeu o bonde”. Não fez nada para mudar sua vida, mas a vida mudou você, sem pedir licença.

Entre outros, há um fator responsável por esse estrago: a rigidez nos pensamentos e nas atitudes, a dificuldade de abrir mão dos próprios conceitos e opiniões. A ignorância emocional e espiritual, ou seja, a falta de conhecimento sobre o nosso interior, nos paralisa, leva à perda de visão da vida, e as nossas escolhas ficam prejudicadas. E tem quem ache que ser rígido nos pensamentos e atitudes é ter personalidade!

Viver é fazer arte, todo o tempo, criar, recriar, reciclar, descartar, transformar....renascer! A nossa vida é como uma tela em branco, e cabe a nós escolher o que pintar, as possibilidades são infinitas.

Mudar de vida significa converter caminhos, enfrentar os problemas, caminhar de acordo com o já alcançado nas experiências vividas.

Pensar que é possível alguém sair do nada para o tudo sem passar pelo caminho, é ilusão. É necessário determinação, tomar decisões em situações de risco, agir com sabedoria, renunciar, substituir pensamentos pré-estabelecidos até sobre você mesma, que causam a baixa auto-estima.

Atualmente, usa-se o termo “RESILIÊNCIA”, para designar a condição da pessoa capaz de se restabelecer após sofrer grandes e pequenos reveses, porque possui uma força interna que não a deixa ficar parada. Que força será esta? Onde buscar?

Resilientes seriam pessoas persistentes, bem resolvidas, que mantêm o olho no objetivo (têm fé). Seu humor é uma atitude interna, não apenas um pensamento positivo, ou um sorriso falso nos lábios. Recebem as adversidades como ocasião para crescimento e aprendizagem, procurando tirar o melhor do pior. Flexíveis, evitam os extremos, pois são pessoas formadas para a vida.

Mudar é um processo, quase sempre de longo prazo, mas vale a pena perseverar na busca desse objetivo!

Martha Miguel
(texto publicado no Jornal da Mulher "Renascer News" n.07)
.
.

Um comentário:

  1. Very nice :) obrigada Martha por ser essa bencao de Deus na vida de nos mulheres.

    ResponderExcluir