terça-feira, 20 de julho de 2010

MULHERES QUE RECOMEÇARAM

Sara, a mulher submissa

A vida de Sara é um exemplo de submissão ao seu marido Abraão, um exemplo a ser seguido pelas mulheres em relação a seus maridos, tem, como devido e indispensável contraponto, a submissão de Abraão ao próprio Deus e seu amor por Sara.
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão.
A presença de mulheres estéreis no meio do povo sempre foi considerada sinal de maldição.
Texto bíblico: Ex.23:26; Dt.7:14. OBS: A esterilidade foi tão mal vista entre os judeus que, no Talmude (segundo livro sagrado do judaísmo), estabeleceu-se a obrigatoriedade do divórcio caso a mulher não gerasse filhos no prazo de dez anos.
Não era, pois, fácil a vida de Sara em Ur dos caldeus. Além de ter crido na idéia do Deus único de seu marido Abraão, a ponto de ter alterado seu nome para exaltá-lo, era, ademais, estéril, ou seja, uma “amaldiçoada” aos olhos do povo.


Principais virtudes
1-Ela era companheira fiel, vigilante, estava pronta a ouvir e dar a sua opinião. Em tudo que fazia demonstrava ter devoção por seu marido, sendo submissa a toda direção vinda dele. Sara pensava sempre no bem-estar de seu marido, não só no ponto-de-vista material, mas, também, sob o aspecto psicológico e emocional.


2-Era simples em se vestir, não procurava seduzir os homens através de sua vestimenta, seu principal foco era manter-se pura para seu casamento, mantendo-se afastada da maldade.


3-Sua fé era tão grande que quando recebeu a promessa por parte do anjo sua primeira atitude foi divulgar a todos a certeza de que teria seu filho nos braços, isso era visível em seu rosto porque era alegre, feliz.
Depois de ter se rendido totalmente ao Senhor, nele crido e encontrado a realização da promessa de ser mãe, Sara passou a ter uma aguçada sensibilidade espiritual, um cuidado a mais com sua casa.


4-Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.


Principais passos para compreender a submissão de Sara:
1º- Abrão não a deixou, nem a desamparou
Ele não fez o que a lei determinava, mantendo-se como seu companheiro, ou seja, demonstrou que a amava. A submissão a alguém é uma reação ao amor deste alguém.
Texto complementar: Gênesis 17


2º- Sara era uma mulher de fé
Ela confiava em seu marido, acompanhou-o, apesar de não saber para onde Abraão estava indo. Este seu gesto demonstra como confiava plenamente em seu marido e em Deus.
Texto complementar: Hb.11:11, At.5:29, Salmos 113:9, Gálatas 3:9,


3º- Uma perfeita unidade e união na presença do Senhor
Abraão tomou, em primeiro lugar, a Sara, quando partiu (Gn.12:5), a indicar, portanto, que Sara foi a primeira pessoa que decidiu acompanhá-lo, a primeira pessoa a quem Abraão disse a mensagem que havia recebido de Deus. Sara cumpria, assim, a função principal de toda mulher, que é a de ser adjutora de seu marido, ou seja, de estar diante dele, de lhe dar o necessário e indispensável apoio e complemento.
Texto complementar: Ef.5:22, I Pe.3:6, 1 Coríntios 7:3


4º- Uma valorização do casamento
O plano divino para Abraão era de ele formar uma grande nação e, para tanto, indispensável era a presença de Sara. Apesar de ser estéril, de não lhe ter dado filhos até então, Abraão, em momento algum, titubeou quanto ao fato de ser Sarai a mulher com quem Deus cumpriria a Sua promessa. Abraão não pensou apesar dos costumes de seu povo, em momento algum, em se desfazer de Sara, amava-lhe e sabia que, se ela havia aceitado ser sua mulher e, mais do que isto, passara a compartilhar da mesma fé no Deus único. Não havia como sequer se conceber a idéia de buscar outra mulher que não Sara. Abraão não somente mostrava que passava a crer no Deus único, abandonando o politeísmo resultante da rebeldia dos gentios em Babel, como também retornava ao princípio divino da monogamia.
Texto complementar: I Co.7:2-5, 1 Pedro 3:5

- Seja como Sara

Como continuar acreditando em meio as lutas e dificuldades? Tudo é possível ao que crê, mas a fé é muito mais que um sentimento, é um dom de Deus que só acontece seguida de uma ação.Ela começa em nosso espírito e passa a fazer parte do nosso dia-dia. Viver pelo que já alcançamos em nosso espírito move o coração de Deus a nosso respeito.


Não é preciso coragem para desistir, é preciso coragem para viver o sonho, porque só um espírito inconformado pode alcançar a promessa.


O Senhor escolheu os lugares altos para você estar, seja uma mulher de fé alcançando a tua promessa, pois a Palavra do Senhor não volta vazia pra ELE sem antes cumprir seu querer, sua vontade. Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.


Filipenses 3.12-16
12-Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

13-Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14-Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
15-Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
16-Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.



Pba. Patricia Arcanjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário