sábado, 30 de abril de 2011

COMPROVADO PELA CIÊNCIA! VEJA!


“Prática musical ajuda na criação de conexões no cérebro que lidam com os desafios da velhice”.


Se você tem filhos, leia com atenção, se você tem sobrinhos, amigo com crianças pequenas, tem alunos, etc, não deixe de repassar esta pesquisa. É importante sabermos disto, porque nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais se afastando do mundo real e entrando para o mundo virtual, com os computadores, e seus afins. A sensibilidade e a emoção parece não fazer mais parte do nosso dia a dia. Se faz bem para a inteligência, imagina então como é bom para o coração!





 Praticar música na infância deixa o adulto mais inteligente.





Aprender a tocar um instrumento musical ainda criança ajuda a tornar o indivíduo mais inteligente na fase adulta. Um estudo americano analisou pessoas que tiveram aulas de piano, flauta, clarinete e outros instrumentos na infância. Aqueles que praticavam música quando pequenos tiveram desempenho melhor em testes de inteligência do que pessoas que não tiveram contato com a música. E quanto mais tempo os músicos mantiveram praticando até a idade adulta, melhores eram os resultados.

Cientistas da Universidade de Kansas (EUA) dividiram 70 adultos entre 60 e 83 anos em grupos dependendo da experiência musical de cada indivíduo. Depois disso, foram aplicados testes de inteligência.

Os resultados mostraram que os músicos foram melhores que as pessoas que não tinham experiência com música.

Aqueles que continuaram tocando um instrumento por mais tempo foram ainda melhor nos testes. Contudo, músicos habilidosos, que ainda continuavam praticando na idade adulta, não foram melhores que aqueles que desistiram em uma idade avançada. Isso indica que a duração do estudo musical seria mais importante do que o fato de continuar tocando quando mais velho.

Para os autores da pesquisa, a atividade musical pode servir como um exercício de desafio cognitivo, fazendo o cérebro mais capaz de acomodar os desafios do envelhecimento. "Estudar um instrumento requer anos de prática e aprendizado. É possível que a prática crie conexões alternativas no cérebro que ajudam a compensar a redução cognitiva fruto da velhice.

Brenda acredita que tanto a quantidade de anos praticando música e o período da vida quando isso acontece são importantes. "Existem épocas cruciais na formação do cérebro que amplificam o aprendizado, o que torna mais fácil aprender um instrumento antes de determinada idade e, portanto, tem um impacto maior no desenvolvimento do cérebro".

Portanto devemos nos preocupar com nossas crianças colocando-as em aulas de música.


Existem escolas do governo, particulares, e até nas Igrejas já existe um incentivo para que as crianças aprendam musica e canto.

Se vale a pena para o desenvolvimento cognitivo, se vai ajudar o ser humano na idade adulta, vale a pena tentar. Saber não ocupa lugar, pelo contrário, capacita pra mais e mais!

Pra. Heloisa Avila

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UMA VOLTINHA PELA COZINHA - CUCA ALEMÃ

Você sabe dizer o que quer dizer STREUSELKUCHEN ?
Nem eu sabia! rsrsr...
Mas este é o nome original da nossa boa e fácil "Cuca alemã", feita em grande escala no sul do País.

Esta receita é simples, fácil, rápida e deliciosa.

Vamos fazer?

Ingredientes:
04 xicaras de farinha de trigo
02 xicaras de açucar
01 xicara de leite
04 ovos
02 colheres de sopa de manteiga ou margarina
02 colheres de sopa de fermento em pó.

Farofa:
01 xicara de açucar
1/2 xicara de farinha de trigo
1 ou 2 colheres de margarina ou manteiga


Modo de fazer:
Bater os ovos com o açucar e a manteiga.
Depois de bem batido misturar os outros ingredientes, ou seja, a farinha e o leite, bater mais um pouquinho até misturar bem , e por último, acrescentar o fermento, apenas misturando.

Untar uma forma com margarina, enfarinhar, colocar a massa, salpicar a farofa e levar ao forno pré-aquecido, para assar por aproximadamente 40 minutos.

Para a farofa, basta colocar os ingredientes numa tigela, e ir misturando com a ponta dos dedos, até ficar com cara de farofa.
Ela fica crocante; uma delicia.

Se quiser pode-se incrementar esta receita acrescentando, na massa, maças picadinhas, ou frutas cristalizadas, ou passas, ou nozes....etc....

E preparar aquele café gostoso, ou um chazinho especial,
ou mesmo um sorvete, se o dia estiver quente.
Coloque uma mesa charmosa e chame suas amigas para passar  uma tarde "jogando conversa fora", ou melhor ainda,  compartilhar a Palavra do Senhor. Orar, louvar, agradecer!
Faz bem para o corpo, alma e o espírito.

Este convívio tão esquecido nos dias atuais, muitas vezes em função da correria do dia a dia, está fazendo as pessaos ficarem muito isoladas, o que não é bom.

Esta é uma alternativa para se correr das "terapias". rsrsr... Mais barato, divertido e gostoso.
Bom Apetite!
Pra. Heloisa Avila

terça-feira, 26 de abril de 2011

É BOM SABER !

Identificar quantidade de sódio no alimento ajuda a combater a hipertensão

"Esta terça-feira, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a doença cardiovascular mais frequente na população. Acredita-se que a pressão alta atinja 30% da população brasileira e, como aumenta progressivamente com a idade, pode chegar a comprometer a saúde de 50% das pessoas com mais de 60 anos.

A pressão alta é a origem de 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC ou derrame) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Para Luiz Bortolotto, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor, a prevenção é a maneira mais segura de combater esse mal.

Em pessoas com predisposição genética e estilo de vida inadequado (sedentarismo, obesidade, dieta hipersódica, hipercalórica e hipergordurosa) a doença acomete mais cedo e com características de maior resistência ao tratamento. Segundo a nutricionista Camila Gracia do HCor (Hospital do Coração), o consumo indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 5 gramas de sal, ou 2 gramas de sódio por dia para adultos.

"O principal problema é que a população não sabe associar sódio a sal e ler as informações nutricionais dos alimentos. Muitos acreditam que o sal é o responsável pela pressão alta e não entendem a relação do sódio indicado nos alimentos com a hipertensão", alerta Gracia, que acrescenta que a média de consumo nacional é de 12 g de sal por dia.

A hipertensão é caracterizada pela pressão arterial maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A doença é perigosa pois não tem sintomas recorrentes e só é descoberta quando há ocorrência de uma crise, que pode ser diagnosticada a partir de dores de cabeça, infarto ou até AVC."


Oque devemos observar sempre, é a quantidade de sódio que contem o alimento. Por exemplo:

Em todas as embalagens é obrigatório estar destacado dentre outros componentes, o "sódio" existente naquele alimento. E existem marcas com grande diferença. Observe!

No embutidos, já sabemos que para sua conservação, o sódio é fundamental, então as salsichas, presuntos, linguiças, bacon, carnes salgadas... tudo é proibido. Temos que controlar o consumo, e escolher coisas alternativas, como o peito de peru que é mais magro, e os produtos light.

As conservas em lata, ou vidros, são um vilão de altissimo risco. Isto porque aquele liquido que vem para conservar o produto, é exatamente o sódio. Cuidado! Ao usar ervilhas, milhos, conservas em geral, tenha o cuidado de passar na água limpa, para eliminar um pouco o sal existente.

Os refrigerantes diet, assim como tudo que é "diet", também é prejudicial. É melhor usarmos sucos naturais que refrigerantes, e açucar orgânico, do que adoçantes artificiais. Aliás, o melhor é acostumarmos com o sabor natural de tudo. Adoçante... cautela!
Existe uma grande diferença entre ligth e diet. Procure se informar sobre isto.




Até aqueles saborosos salgadinhos, biscoitinhos, que parecem tão inofensivos, tem alto teor de sódio.

Tenha cuidado, com você e suas crianças, pois tudo que comemos hoje fica armazenado na nossa caixina de memória do organismo. rsrsr....

Ou seja, ser saudável hoje para ser um idoso feliz amanhã! Qual é a espectativa de vida que você tem?
Quer viver muito e bem?
                                      Então comece a se preocupar, e a se cuidar, desde já!
Não é difícil. Tudo é uma questão de treinamento e hábito!
Deus abençoe!    Pra Heloisa Avila

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PENSE NISSO: HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS!

Eu estava relendo o livro “Há Poder em Suas Palavras” de Dom Gossett, que aliás eu recomendo.

E um dos capítulos chama-se:  “Será que o silêncio é de ouro?”

Nem sempre devemos nos manter calados. Precisamos confessar as nossas bênçãos, os nossos desejos, porque nós possuímos o que confessamos.
Sejam as bênçãos que almejamos, ou o testemunho dos milagres com que somos abençoados, Tiago (1:6-7) disse: “Declare, porem com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha que alcançará do Senhor alguma coisa.”
Eu tenho o que eu confesso!

Confesso Jesus como meu Senhor (RM 10:9-10); tenho salvação.

Confesso que “pelas suas pisaduras fomos sarados” (IS 53:5);
tenho cura.

Confesso que o filho me libertou (JO 8:36); tenho liberdade absoluta.

Confesso que o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (RM 5:5); tenho capacidade de amar a todos.

Confesso que “o justo é intrépido como o leão” (PV 28:1); tenho a intrepidez de um leão na luta espiritual contra o diabo.

Confesso que “Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, jamais te abandonarei” (HB 13:5); tenho a presença de Deus em cada passo de meu caminho.

Confesso que sou um dos “remidos do Senhor” (SL 107:2); tenho os benefícios da redenção todos os dias.


Confesso que a unção do Senhor permanece em mim (1 JO 2:27); tenho capacidade de desfazer qualquer jugo através de sua unção.

Confesso que em nome de Jesus posso expulsar demônios (MC 16:17); tenho autoridade para libertações.

Confesso que posso impor minhas mãos sobre os doentes para que sejam curados (MC 16:18); tenho o poder de curar os oprimidos pelas enfermidades.
Confesso que Deus suprirá todas as minhas necessidades (FP 4:19), não terei falta de nada, pois tenho os abundantes suprimentos divinos.

Confesse e possua!
Pense nisso!
Deus abençoe!  Pra. Heloisa Ávila.

sábado, 23 de abril de 2011

24 de abril de 2011

FELIZ PASCOA EM 2011!

NÃO SE ESQUEÇA QUE JESSUS MORREU E
RESSUSCITOU PORQUE AMA VOCÊ!

AS COMEMORAÇÕES EM FAMÍLIA, OS COELHOS ALEGRES E SALTITANTES
OS OVOS DE CHOCOLATE, TÃO DELICIOSOS,
PODEM ATÉ FAZER PARTE DESTA COMEMORAÇÃO...

POREM...

NOSSO AMOR E NOSSO LOUVOR,
NESTE DIA ESPECIAL, SÃO PARA O SENHOR JESUS!

"OBRIGADA PAI, POR NOS AMAR TANTO, E NOS DAR
SEU UNICO FILHO COMO OFERTA EM SACRIFICIO
PARA NOS SALVAR!"

                                                      ABRAÇOS DA EQUIPE DORCAS/SEDE

sexta-feira, 22 de abril de 2011

UMA VOLTINHA PELA COZINHA - SALMÃO DELICIOSO

Chegou uma visita de repente para o almoço ou jantar?
Você não sabe o que fazer, ou não estava preparada?
Quer ser rápida?
Vá ao supermercado mais proximo e compre um peixe, salmão,  e prepare um "papilette com legumes".

(Lembre-se que entre os peixes mais saudáveis, com um rico teor de ômega 3, fundamental para nosso sistema cardiológico, e saúde em geral, este é o salmão.)

Chic não? Porem rápido e fácil de fazer.
Vejamos:

SALMÃO DELICIOSO

Ingredientes
600 grs. de filé de salmão
1 alho poro
1 abobrinha, cenoura
2 limões sicilianos
2 gemas de ovos
180 ml de azeite
sal
pimenta do reino

Modo de fazer:


1- Cortar o filé de salmão em 4 pedaços
2- Cortar os legumes de forma regular
3- Cortar 4 pedaços de papel alumínio
4- Colocar fio de azeite no fundo do papel alumínio
5- Montar o salmão no alumínio, intercalando com os legumes
6- Salpicar de sal e de pimenta do reino
7- Fechar o papilotte hermeticamente e levar ao forno pré-aquecido por 20 min..
8- Colocar as gemas no liquidificador, adicionar o suco de limão morno. Ir adicionando o azeite aos poucos e batendo até que fique cremoso. Adicionar o sal a gosto

Sirva apenas com um arroz branco.
Uma delícia, experimente!
Pra. Heloisa Avila

terça-feira, 19 de abril de 2011

ARTESANATO DIFERENTE PARA PÁSCOA

Lembrança de Páscoa

 Para que comprar “ovos de chocolate” se você mesma pode fazer suas lembranças?
Sabe aquele artesanato que alegra o coração de quem faz e adoça o coração de quem ganha?
Então... É o famoso “BRIGADEIRO DE COLHER” apresentado de uma forma bem interessante.

Eu digo que é um artesanato porque envolve desde a preparação do
potinho, ou a embalagem que você vai usar, as fitinhas para decorar,
ou biscuits que você faz, um paninho para amarrar, ou caixinhas forradas que você sabe fazer, as etiquetas, e propriamente  "o doce".

Para quem não pode comer açucar você vai preparar o diet, e também optar por sabores variados. Vai agradar a todos e ser original.

Quem não ama fazer um brigadeiro?

Ou um docinho de colher, daqueles do tempo da vovó?

Brigadeiro marron, branco, com nozes, com côco...
Com certeza a receita do doce você tem milhares.


As dicas são:

- Aproveite os potes que você tem em casa de geléias, molhos, azeitonas, etc.
Ou então compre os potinhos na “famosa” 25 de março. Custam, em média, R$0,50 cada.

Se quiser ser mais original, use copinhos, com a colherinha amarrada. Veja que lindo!

Pinte os vidros, com tinta vitral, ou decore como quiser, usando adesivos, decoupagem, fitas coloridas, etc... (em postagens anteriores já mostramos como pintar vidros)

O principal é a esterilização dos potes para que não haja contaminação de bactérias, e a durabilidade seja garantida.

Como esterilizar seus potes de vidro:

1. Lave bem, todos os potes e tampas com água morna e detergente, retire os restos de rótulo deixando o pote de molho por algumas horas na água. Enxágüe.


2. Coloque uma panela grande com água no fogo.

3. Quando estiver quase fervendo, abaixe o fogo e coloque todos os potes de vidro e tampas lá dentro. Deixe cobertos de água por uns 5 minutos. Retire-os com uma pinça que também deve ter ficado na água quente. É fundamental aniquilar na água TODAS as bactérias e resíduos de cheiro que ficam nestes potes.

4. Forre uma bandeja com um pano de prato limpo e coloque os potes pra secar, virados de cabeça para baixo. A água vai evaporar rápido, porque o vidro estará quente !

Quando estiverem frios e secos, vire-os para cima, sem tocar nas bordas. Estão prontos para receber o doce.

* Outra opção que funciona é esterilizar os potes no micro ondas na potência máxima, por 3 minutos, com uns 2 dedos de água dentro. A desvantagem deste método é que as tampas são metálicas e você vai ter que preparar uma panelinha para fervê-las separadamente.



Faça seu BRIGADEIRO bem gostoso e não deixe de acrescentar uma grande dose de "amor".                                                                 Pra Heloisa Avila

sábado, 16 de abril de 2011

Vamos viver a Páscoa?


Há dois mil anos atrás, nasceu Jesus Cristo, filho do Deus Vivo.
E veio ao mundo como um homem mortal disposto a ser o
maior exemplo de amor que a humanidade conheceria.
Porem seu propósito de vida não foi entendido por muitos.
Condenaram Jesus e o crucificaram, ignorando toda a sua
vontade para um mundo melhor.

Horror, angustia e solidão!
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a
iluminar a terra, até que, ao terceiro dia, a vida venceu a morte.

A PÁSCOA existe para nos lembrar deste acontecimento inigualável
chamado RESSUREIÇÃO.



A PÁSCOA deve ser a RESSUREIÇÃO do sorriso, da alegria de viver, do amor. Ressurreição da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, da esperança, e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate e dos coelhos.

CRISTO MORREU E RESSUCITOU.
FEZ ISTO SOMENTE PARA NOS ENSINAR A MATAR OS NOSSOS PIORES DEFEITOS E RESSUCITAR AS MAIORES VIRTUDES SEPULTADAS NO ÍNTIMO DE NOSSOS CORAÇÕES.

QUE ESTA SEJA A VERDADE DA SUA PÁSCOA.

JAMAIS SE ESQUEÇA QUE JESUS TE AMA E ESTARÁ SEMPRE AO SEU LADO. ABRA SEU CORAÇÃO TODAS AS MANHÃS PARA QUE ELE ENTRE E FAÇA MORADA NA SUA CASA. VENHA RENASCER NESTA PÁSCOA!

FELIZ PÁSCOA!
Pra. Heloisa Avila e equipe das Dorcas.

domingo, 10 de abril de 2011

ARTESANATO

PÁSCOA


Estamos a duas semanas da Páscoa, a festa mais importante para todos nós, cristãos, ONDE CELEBRAMOS A RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO.
 
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade.
Nós sabemos com muita clareza que não devemos CULTUAR simbolos para justificar nada que venha do Senhor, mas como diria a nossa Bispa Sonia: - Nós não somos a tal ponto "religiosos" que não saibamos separar as coisas, portanto não estamos colocando a importância da festa nos simbolos utilizados para comemorarmos este dia.

Coelho:

A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor para simbolizar a fertilidade!

Chocolate:
Vôce sabe porque está tão associado ao coelho, sendo que coelho não põe ovo?
Foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
"Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.


Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.
Coelho:
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? RSRSR...

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.  O coelho é tido como simbolo de fertilidade, e nós devemos ser férteis no Senhor, e para o Senhor!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem... mas vamos ao que interessa:
Mais uma vez, nós do Ministérios das Dorcas,  tivemos a honra de decorar o studio da Rede Gospel de TV para as gravações do Programa da Pascoa.

Fiquei pesquisando o que poderiamos fazer de diferente e descobri uma coisa que nunca tinha visto antes:
Árvore de Ovos!


Adorei a idéia. Se o chocolate vem do cacau, que é um fruto, nascido de uma árvore, porque não fazer a árvore com ovos de chocolate?
Boa ideia e mãos à obra!
Como um studio de TV é muito quente, devido aos refletores de luz, se os ovos fossem naturais, derreteriam todos. Então porque não fazê-los de isopor e pinta-los com côres alegres, desenhos, etc...
Veja como ficou bonito!


O programa irá ao ar no dia 23 de abril, mais ou menos por volta das 20:00 hs, e você não pederá perder, porque a gravação ficou linda. As apresentadoras foram Bispa Sonia Hernandes e sua filha,  minha querida filha do coração, Bispa Fê .

Eu sugiro que você faça o mesmo para enfeitar a sua casa, ou os ambientes nos quais você fará uma comemoração pascal.
(Você poderá usar ovos de chocolate, de verdade.)
É de fundamental importância o almoço entre familiares no domingo de Páscoa. Envolva a todos, adultos e crianças, velhos e jovens, e comemorem a sua passagem da morte para a vida eterna, atraves do Nosso Senhor Jesus.

Como fazer  Ovos para sua árvore decorativa:


 Ovos de Isopor ( encontrados nas lojas de artigos para festas, ou na Só Isopor, na 25 de março)
 Tintas variadas côres,
aquelas proprias para artesanato, cola escolar, ou cola propria para isopor, lixa,
Papel para decoupagem ou riscos que possam ser pintados, fitas variadas.

Modo de fazer:
1 -Se você usar ovos grandes, de 350 a 500 gramas, eles virão abertos ao meio.
Os que fizemos são de 500 gramas.
2 -Una as partes com cola.
3 -Dê uma lixada suavemente no isopor, para melhor aderência da tinta.
4 -Pinte de côres alegres.
5 - Risque algo, ou faça arabescos a mão livre, ou faça decoupagem, ou faça colagem com tecidos recortadinhos, tipo retalhos, etc... Dá para se criar artes interessantes.
6 - Amarre fitas a seu gosto, deixando sempre duas pontas para serem amarradas na árvore.

Arranje um galho de árvore, sem folhas, ou com folhas meio caindo, porque agora é outono , e vá pendurando seus ovos.
Como trabalhamos em studio de TV,e focamos somente um fundo, usamos galhos caindo do teto, amarrados com fio invisível, e acrescentamos algumas flores brancas, artificiais para um efeito maior.
Usamos um arranjo de flores do campo, naturais, nos tons dos ovos, alguns coelhos espalhados pelo ambiente e ficou tudo muito lindo.
 
Ficam aí algumas outras idéias garimpadas na internet.




Enfeite a sua casa, fique alegre, comemore, reuna os seus familiares, convide amigos, leve-os ao culto da sua Igreja, porque não tem preço neste mundo a nossa salvação.

FELIZ PASCOA! 
Pra Heloisa Avila

terça-feira, 5 de abril de 2011

PASSO A PASSO: DECOUPAGE EM VASO DE CERÂMICA

Novidades....

Olá meninas.... eu estava um pouco distante devido a mudanças..... mas voltei para compartilhar junto com a Pra. Heloisa novidades para decorar sua casa, dicas artesanais para fazer e para vender e pensamentos que ajudarão você estar de bem com a vida.

Temos duas opções de sugestão para esse passo a passo.
A primeira é decorar sua casa com esse vaso lindo aproveitando o almoço especial de páscoa e a segunda é você preparar esse vaso como lembrança do dia das mães.

Veja agora como é fácil fazer!!

Material necessário:

  • Tecidos variados
  • Cola branca rótulo azul
  • Vaso de cerâmica e um vaso menor que encaixe dentro de plástico ou isopor
  • Pincel para espalhar a cola
  • Fitilho de juta
  • Feltro para acabamento no fundo do vaso
  • Papel par molde do vaso

1º Passo: Faça um molde do vaso em qualquer papel, usando o próprio vasinho de cerâmica. Facilita muuiittoo...
2º Passo: Transfira o molde para o tecido que escolheu e corte.
3º Passo: Passe a cola branca sobre o vaso e coloque o tecido ajustando com a mão na dobra da borda para ficar um acabamento perfeito. Faça um acabamento bem certinho no encontro do tecido.





 4º Passo: Corte um círculo no feltro para o acabamento no fundo do vaso.
5º Passo: Faça o acabamento por dentro da borda do vaso e coloque o vaso menor encaixando certinho com o tecido para dentro.


Depois você pode impermeabilizar o vaso por fora, para proteger o tecido do revestimento, usando a mesma cola que você utilizou para colar o tecido.







Escolha uma flor ou folhagem a seu gosto, ou de acordo com o ambiente onde você pretende colocar o vaso. Uma dica é você comprar plantas suculentas, tipo mini cactus, pois elas são lindas e tem diversos modelos.





Agora é com você
use e abuse dessa ideia!!!!






Bom trabalho!
Pba. Patricia Soffiatti

UMA VOLTINHA PELA COZINHA - BOLINHO DE CHUVA


Você é como eu que adoro um bolinho de chuva com chá, num dia friozinho?
Então vamos resgatar uma receitinha básica e mãos à obra.

                                      
BOLINHO DE CHUVA

Ingredientes:
• 02 ovos
• 02 colheres de açúcar
• 01 xícara de chá de leite
• Trigo para dar ponto
• 01 colher de sopa de fermento
• Açúcar e canela

Modo de fazer: 

• Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura

• Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar

• Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique cru por dentro
• Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela.

Caso vc queira e goste, pode incrementar o seu bolinho de chuva com um recheio de goiabada, ou, acrescentar na massa côco ralado.

Bom Apetite!
Pra. Heloisa Avila