terça-feira, 24 de abril de 2012

ARTESANATO - RECICLANDO PNEUS

NOVA UTILIDADE PARA OS SEUS PNEUS

Ví estas idéias na internet e achei ótimo. Em tempos do "ecologicamente" correto, nada melhor que distrair fazendo algo inusitado, porem útil.

Quando for trocar os pneus do carro, não jogue fora. Guarde!



Se você gosta de reciclar, criar, mudar, inventar coisas,
está aí uma boa idéia que pode ser usada no seu atelier,
na parede, no jardim, no  sítio, fazenda, escola, onde vc preferir
dar um ar diferente.


É só pintar, ou não, e usar a imaginação!






A criançada vai gostar muito....
Como a borracha do pneu é super resitente, pode furar para colocar os ganchos onde vão ser penduradas as correntes. Simples assim!



Gostei muito destas plantações. O importante é ter cuidado com a dengure, e como os pneus são vazados, não tem problema da água ficar empossada. 
Tudo que tem côr é bem interessante. E a moda agora é exatamente esta: Color Block, a côr do momento!

Agora se você tem
 maiores habilidades pode até transformar pneus em puff´s, mesinhas, prateleiras, dependendo da informalidade do ambiente onde você vai usar os objetos....

Obviamente que você terá que ter algumas ferramentas básicas, como por exemplo, grampeadores, cola super resistente, furadeira, etc...
Mas nada tão difícil ou caro de se adquirir.
Na verdade toda artesã costuma ter um monte de coisinhas.... rsrsr....

Faz-se o assento em tábua, coloca espuma da densidade preferida, reveste de tecido, e cola na borda do pneu, ou usa-se grampos de estofador. 



Estas mesinhas, é claro que serão usadas num ambiente bem informal, uma coisa bem masculina e ultra despojada. Mas que é interessante, sem dúvida que é. Exige um pouco mais de habilidade, mas nada que um marido, namorado, companheiro, "habilidoso" não ajude!



Forrar com faixas de lycra. Observe estes puff´s... Existem pneus enormes de máquinas, escavadeiras, tratores, e os de carros, camionetes, motos, carros pequenos. É uma diversidade do tamanho da nossa necessidade. Então escolha o que melhor cabe no espaço onde vai ser usado.
Para fazer este puff forrado, tem que usar lycra porque ela é que dá a elasticidade e conforto no assento. É bem fácil, só que precisa de 4 mãos. Uma vai enrolando e a outra segurando. Corte faixas de 2 metros, com 20 cms de largura. Comece a enrolar, e no meio vai passando por dentro uma dá outra, para ir formando o nó central. Tem que esticar bem. É bem fácil, e com certeza você, se quiser fazer, vai achar o seu jeito próprio.

Forrar com sisal, como a foto abaixo, ninguem vai imaginar o que é a base desse conjunto. Compra-se as esteiras de sisal, já trabalhadas, ou seja trançadas, em metros. Normalmente se encontra isto em lojas de artesanato nas regiões de praia, ou no norte/nordeste do País.

Tudo que é reciclado, tem a sua vantagem, porque o custo é baixo, o trabalho artesanal é melhor que uma sessão de terapia, rsrs... e quando se cansa do objeto, ou até que venham novas idéias, desfazer-se disto não dá um problema de consciência, pois o gasto foi mínimo!
É a minha dica de sempre: Invente, crie, copie; o que importa é fazer!
Vamos tentar?
Deus abençoe! Pra. Heloisa Avila