domingo, 20 de maio de 2012

ARTESANATO - BORDADO LIVRE

 Você gosta de bordar?





Descobri o bordado livre, que é aquele que não precisa de muita habilidade. Aliás, eu adoro trabalhos que possam ser feitos rapidamente, e que dão um resultado bonito, embora simples.






Normalmente temos "pena" de colocar na cozinha panos de prato muito elaborados, porque achamos que não vale a pena, pois eles sujam rápido e são mais difícieis de serem mantidos alvejados. Mas um pano simples, sem um enfeitezinho, não tem a cara de uma dona de casa artesã. Concorda?

Resolvi, há pouco tempo fazer um cursinho de bordado livre, pensando exatamente na possibilidade de aprender os pontos básicos. Foi muito bom porque está voltando à moda os bordados.
Como dizem, na moda nada se cria, tudo se copia.
Eu já acho que tudo se recicla.



E sendo assim, estou postando algumas idéias, começando do bem básico que é o ponto corrente, ou podem ser feitos com o ponto atrás. Não é novidade pra ninguem, mas rápidissimo de ser feito.

 Os riscos você mesma consegue fazer a mão livre. Caso contrário, existem revistas que compramos, e alem das idéias, trazem os riscos em tamanho natural. É só pedir revista de "Bordados Livres". Ou dê uma passada na internet, que você encontrará mil sugestões e passo a passo.








As motivos para bordar são variados. Desde utensilios como pratos, xicaras, talheres, copos, bule; como frutas, legumes, animais, vaquinhas, galinhas, passaros; até letras, frases, nomes... uma infinidade de sugestões. Escolhi uma linha mais uniforme para demonstrar, porque ela está mais homogênea. Dá para fazer uma "semaninha", ou seja, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sabado e domingo. 






Procure você mesma fazer o seu pano de prato. (Na minha terra se fala pano de prato, mas existem lugares como São Paulo, onde moro atualmente, que falam "Guardanapo". O que não tem sentido, pois guardanapo é outra coisa. Pode ser pano de cozinha, pano de louça, desde que seja usado para secar louças. rsrsr... Ou aqueles mais sofisticados podem ser usados para cobrir algo na cozinha, enfeitar em cima do fogão, etc... Toda pessoa, que gosta de "fru frus" adora um paninho.

Compre sacos alvejados, escama de peixe, que é a trama do tecido, porque são maiores, mais largos, e mais resistentes. Faça a barra com tecido que pode ser alvejado e não desbota. Normalmente são os tecidos para patchwork. E já existe o tecido de saco, em metros, alvejado, para comprar. A medida ideal de um pano de prato é 0,75 X 0,45cm.
Bom Trabalho! Compartilhe conosco suas idéias e criações para postarmos. 
Deus abençoe! Pra. Heloisa Avila