domingo, 21 de julho de 2013

DICA DO DIA! - ESPONJAS TIRAM BOLINHAS DAS MALHAS.


Estamos no inverno e, ao tirarmos nossas malhas de lã do armário, deparamos com um probleminha que, quase sempre, está presente: AS FAMOSAS BOLINHAS.

Elas existem, não somente porque estão velhinhas, ou foram lavadas sem o cuidado recomendado pelo fabricante, mas tambem pelo uso e atrito normal. Repare como elas se formam mais nas mangas, no atrito entre o braço e o corpo, no atrito com bolsas, etc...

As blusas que têm componetes sintéticos, são as mais sensíveis.
Pode ser um cachemir legitimo ou não, pode ser uma lã pura, sempre estamos sujeitas ao problema.

VAMOS ÀS VÁRIAS OPÇOES:

Existe no mercado um aparelhinho chamado "papa bolinhas" muito conhecido.
Ele é bom, mas necessita de pilha. Se você precisar e não tiver uma em mãos, nada feito.
Alem do que se você não tiver habilidade, pode cortar a malha, porque tem uma lamina interna que favorece isto. Ao passar, como é um pequeno sugador, a malha acaba agarrando., e faz um buraquinho na malha. Minha filha já perdeu uma blusa dessa maneira. Parece impossível mas não é.

Outra alternativa são os aparelhos de barbear. Vai passando e retirando as bolinhas.
Também funciona! Mas se você não tiver um em bom estado, novo, não vai funcionar 100%.


Ainda temos aquele rolo que vamos passando, mas este também não funciona 100%.
O rolo é mais apropriado para retirar pêlos, sujeirinhas, etc...
Ainda existe uma corrente de experimentadores que ensinam colocar a malha num saco plástico e deixar no freezer por 4 horas. Dizem que ao retirar, as bolinhas, tcham tacham, tacham, tachammm...as bolinhas sumiram. rsrsr.... 
Isto eu nunca experimentei, porque me parece impossível.  Mas se você "der um google", vai achar esta dica também. 

 A minha dica de hoje é a que experimentei por último e gostei muito.  (fui até fotografando pra mostrar meu experimento).


As esponjas de cozinha funcionam muito bem.

Esta eu não conhecia. Tem de ser uma esponha novinha.  
 Use o lado verde, e vá passando peloas bolinhas. Elas vão saindo perfeitamente.
E você terá, com pouco esforço, uma malha novinha.
 Espero ter passado alguma informação útil, porque não existem malhas sem bolinhas, e não existem pessaos curiosas que não gostem de experimentar uma boa dica. A esponja de cozinha, pra mim, foi uma novidade passada através do facebook, pela minha amiga @terezinha!

Beijos... Deus abençoe!                                                                        Pra. Heloisa Avila