terça-feira, 13 de julho de 2010

PASSO A PASSO - PATCHCOLAGEM

Eu achei essa técnica de patchcolagem no blog da Luciane, o Minha casa, Meu mundo.  Um blog muito interessante, cheio de novidades, quando puder dê uma passadinha por lá também.
Achei muito interessante começar com a patchcolagem,  por ser um trabalho com diversas aplicações. 
Segue abaixo a sua aula de PATCHCOLAGEM:


Material:
Risco ou molde (no google você encontra para todos os gostos)
Tecidos variados
Ferro de passar
Tesoura para papel e outra para tecido
Agulha e fio para fazer o caseado
Papel termocolante (colante dos dois lados) ou papel cola.

PASSO A PASSO:
1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.








2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.







3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante). Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido). Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.






4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.











5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.











6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou. Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.




7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.


Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).






8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.



(¯` · ._ Gostou? _. · ´¯)

Esse é só começo das muitas aplicações que você pode fazer.

Sugestões para aplicar:
Camisetas
Toalhas de mesa
Toalhas de banho, rosto, lavabo ou de mão
Pano de prato
Bolsas

Pba. Patricia Arcanjo

4 comentários:

  1. Temos um ministério na Igreja Quadrangular que se chama DORCAS é de artesanato e sou a responsável por ele. me sinto muito feliz em transmitir o que DEUS me capacitou.
    Que a Paz e o Amor de Jesus esteja com vocês.
    beijos,
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Temos um ministério na Igreja Quadrangular que se chama DORCAS é de artesanato e sou a responsável por ele. me sinto muito feliz em transmitir o que DEUS me capacitou.
    Que a Paz e o Amor de Jesus esteja com vocês.
    beijos,
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Há muito tempo que estava procurando este passo a passo, comprei revistas... naveguei pelos mares da net, mas este foi o melhor de todos.

    ResponderExcluir