quarta-feira, 25 de maio de 2011

UMA VOLTINHA PELA COZINHA - BOLO DE FUBÁ MINEIRO


EU SOU MINEIRA, UAI!...
Você sabe fazer aquele "bom" bolo de fubá mineiro?
Eu não sabia, porque todos ficavam muito pesados. Até que descobri esta receita.
O segredo está na quantidade e qualidade dos ingredientes e na maneira de fazer. Não tem dificuldade alguma. 
Eu sempre tive a mania de mudar as receitas. Talvez seja esta a questão dos meus "erros". Esta eu não mudei nada e ficou muito boa. rsrs....
Experimente e dê a sua nota!


BOLO DE FUBÁ MINEIRO

INGREDIENTES:
  • 02 xicaras de açucar
  • 3/4 de xícara de manteiga (de preferência manteiga mesmo, não margarina)
  • 05 gemas
Bater bem estes ingredientes na batedeira.
Acrescentar em seguida:

  • 1 3/4 xícara de fubá
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de leite
  • 1/2 colher de chá de erva doce (se não gostar pode substituir por côco ralado)
Bater bem... e por ultimo acrescentar as
  •   5 claras em neve  (segredinho: não esquecer de colocar uma pitada de sal para que as claras permaneçam  incorpadas) 
Assar em forma untada e enfarinhada.Esta receita é grande. Ou você faz numa forma grande, ou divide a massa em duas formas menores.

Assar, e, não abrir o forno enquanto o bolo cresce.
Abrindo o forno antes da hora, entra ar frio do ambiente externo, o que faz com que o bolo murche. Isto é importante!

"Mulher vistuosa quem a achará? O seu valor excede o de finas joias" (Prov.31:10)
Pra. Heloisa Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário