segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UMA VOLTINHA PELA COZINHA: SALMÃO FÁCIL E RÁPIDO!





Como todo peixe de água fria, essa iguaria tem altos índices de ácidos graxos ômega 3, vitaminas D e as do complexo B, ferro, fósforo, selênio.

"Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras poliinsaturadas e seu consumo reduz os triglicerídeos séricos, melhoram a função plaquetária e, para as pessoas que possuem hipertensão arterial, promovem ligeira redução", explica a nutricionista do Centro Educacional Miraflores, Marcia Mazalotti Teixeira. Um estudo, publicado no New England Journal of Medicine, constata que o risco de um ataque cardíaco é 81% menor entre pessoas que têm mais ômega 3 no organismo. "A estrutura molecular dos ácidos ômega 3 ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial e colabora para o aumento do HDL (o "bom" colesterol) e para a redução do LDL (o "mau" colesterol)". Outras duas pesquisas, divulgadas pelo American Journal of Clinical Nutrition, associaram altos índices de ômega 3 à proteção de pessoas idosas contra a demência e a doença de Alzheimer. Dizem os cientistas que uma alimentação rica nesse ácido graxo está diretamente relacionada com o menor declínio da função cognitiva e da habilidade verbal.

Cozer o salmão é sempre preferível, pois a alta temperatura elimina o risco de uma infecção parasitária. Mas nem por isso as tão saborosas receitas japonesas que levam o peixe cru devem ser evitadas. Segundo orientações da Anvisa, o prato preparado ou que contenha salmão cru ou malcozido deve ser precedido de congelamento em uma temperatura de pelo menos -20°C por um período mínimo de sete dias ou -35°C por um período mínimo de 15 horas, condição suficiente para inativar as larvas de qualquer parasita.


ALIMENTAÇÃO PROTETORA


Para aproveitar todos os benefícios, é recomendado o consumo de peixes ricos em ácidos ômega 3 pelo menos três vezes na semana. Só que o preparo merece atenção para que as substâncias protetoras não se percam. A melhor forma de preparar o salmão é no forno ou grelhado, e aí entra a arte culinária com mil e uma receitas que evitam a monotonia alimentar e, ainda, podem adicionar outros componentes igualmente benéficos, como o azeite de oliva e diversas especiarias. O ideal é ter uma alimentação balanceada, já que o salmão é um dos peixes mais calóricos que existem.



Ingredientes:

Salmão: a cor da saúde

Poderoso protetor do coração, o peixe deve fazer parte de qualquer cardápio, mesmo nas dietas com restrições calóricas
Salmão Assado
01 posta de salmão


02 colheres de sopa de manteiga ou 01 colher de sopa de Azeite de Dendê


Sal a gosto


Azeite de Oliva


Suco de Limão ( 2 limões )


Opções complementares de temperos (serve também para decorar): aspargos, azeitonas, pimentão, cebola, tomates secos e pimenta do reino.
Modo de Preparo:

Untar a assadeira e forrar com papel alumínio


Coloque a posta de salmão


Tempere com o suco de 2 limões


Sal a gosto


Pincele 02 colheres de sopa de manteiga ou 01 colher de sopa de azeite de dendê


Azeite de Oliva a gosto.


- Cubra com a opção de tempero alternativo que desejar


Deixe descansar por meia hora


- Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 à 45 minutos.


Acompanhamento: Salada verde (Rúcula ou Alface) com tomates secos e molho de maracujá.


Cuide bem de sua saúde!                                                              Pra. Heloisa Avila