quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ARTESANATO - ÁRVORES DE NATAL

Vamos brincar de montar árvore de natal?
Algumas idéias para sair do original.

Árvores tradicionais são lindas. Mas o legal agora está sendo diversificar.
 É óbvio que não curtimos natal com "papai noel", mas também não fazemos disto um tabu.
O aniversariante do dia é Jesus Cristo,
e a Ele toda honra, toda glória e todo o louvor.
 O natal é festa alegre. Atualmente temos aberto portas para um natal sem neve, sem peru, sem vermelho e verde e bem tropical. Agora as árvores são de borboletas, passáros, brinquedos, casinhas, frutas, flôres, são de várias côres...  E com as  lembrancinhas, ou presentes, mais ou menos como conta a lenda do papai noel. Aquele que fazia brinquedos durante todo o ano para presentear as crianças no aniversário de Jesus.
E morava no Polo Norte.

Tem muita gente que questiona isto, mas eu entendo que é apenas a retratação de uma lenda.
Daí eu não me importar muito com a figura do "noel", e sim com a reunião em família, um momento de confraternização, pensando sempre no aniversariante 
JESUS CRISTO.
Quer presente maior do que Ele nos deu? A sua própria vida!

Então é legal irmos mudando, inventando, reinventando, de acordo com a nossa criatividade, sem perdemos o este foco.

Eu entendo que para as crianças ainda é válida a brincadeira, e para os adultos é um momento de repensar os nossos conceitos, um momento de pensar que a paz existe e está dentro de nós mesmos.

Então curta o seu natal, faça alguem sorrir, brinque de ser criança, porque com certeza você tem uma criança adormecida dentro de você.E não destrua os sonhos dos que ainda são pequenos.

Mãos à obra e faça, nem que seja uma árvorezinha pequena, pra enfeitar a sua casa e seu coração.
Use sobras de coisas, use coisas inusitadas, invente.
Dê de presente, venda, faça com seus filhos, faça uma árvore comunitária, faça na sua Igreja, num lugar carente, num Hospital, são tantos os lugares onde podemos estar levando um gesto de amor.

Doar um pouco de si, vai fazer mais bem pra você que pra quem recebe. Pense Nisto!

 ÁRVORE NA PAREDE PRA QUEM NÃO TEM ESPAÇO 

 Que tal colocar na porta de entrada ou enfeitar um cantinho da sala com uma árvore de Natal de retalhos de tecido? É diferente e pode ser customizada por você e pelo seu filho, garantindo momentos de diversão em família.                                                Aprenda como fazer.

1. Separe 4 m de fio de cobre encapado verde. Crie o formato da árvore. Una as extremidades , na parte de cima, com um elástico

2. Escolha sete estampas de tecido e faça recortes de 3,5 cm x 16 cm. Vocês vão precisar de mais ou menos 210 retângulos (30 de cada estampa).

3. Amarre os retalhos, com apenas um nó, alternando as cores. Arremate com uma fita e um enfeite de árvore de Natal.  Bem interessante e fácil de fazer.

Outra ideia:
Cubra bolas de isopor com um papel alumino, ou pinte, e cubra com botões.
Arranje um galho de arvore, decore com flores artificiais, na tendência do momento, que são as decorações na cor rosa.(ou qualquer outra cor que combine com sua sala, ou o ambiente em que vai ser colocada.)
 Pendure as bolas que poderão ser de varios tamanhos. Coloque luzinhas. Um show!


 "Fuxico" e "Botões"




E os nosso botões de cada dia, que vão caindo, vamos juntando, que tal um cone e uma colagem? O detalhe está nos botões que são gruadado na árvore com aqueles alfinetes de bolinha na ponta. Todos na cor perola. Assim você vai sobrepondo, uns aos outros.Observe os detalhes, os fuxicos vão diminuindo de tamanho, a estrela no topo, pode ser de isopor, ou você mesma fazer de papel cartão, e cobrir com um tecido,ou gliter,  e a base da arvore é de latinha.









Para colocar num móvel, na mesa de natal, num cantinho especial. É uma boa ideia.

GALHOS SECOS

Adoro árvores de galhos, e estas achei lindas, pois amo luzinhas.
É uma idéia para quem tem uma casa rustica, um sitio....
Use bambus, pintados rusticamente, pinhas, bolas, laço e um balde de aluminio rustico. As duas opções são lindas, porem uma mais elaborada que a outra. Estes baldes têm pra vender no Ceagesp/SP.

Árvore com colagem  de retalhos, fácil e lindo visual.

Faça um cone de papel cartão, ou compre um isopor neste formado, vá colando os tecidos, e enfeite com o que você tiver disponivel. Vale criar. A foto é só uma ilustração, uma idéia.

Reciclar sempre, jogar fora jamais. Tempo de reciclagem
Molduras 
Sabe aquela moldura velha do quadro que você não quer mais?
Então veja a ideia abaixo como é  boa.

Aqui você usa um pedaço de arame, se não tiver e gostar da ideia, é só comprar numa loja de material de construção um pedacinho, e montar a sua arvore. Não precisa ter os ganchinhos pra pendurar as boltas. Use laçinhos de fita, ou fio invisível. Use aquela moldura do espelho que quebrou. rsrsr....

Pinhas são sempre bem vindas

Já existe no Brasil muitas árvores de pinha. Então não é mais coisa de outros Países. Este formado é bem interessante e não precisa ser grande.
Tenha um cabo de vassoura no centro, pra guiar, e vá colando no formado da árvore.
Aí temos uma ideia mais gigantesca, linda,...
 e uma mais prática, e simples. Detalhes são tudo de bom, em decoração.

 PÁSSAROS
Os pássaros, pombinhas, pra nós tem um significado muito grande, porque nos remete ao "Espírito Santo de Deus" que veio representado por uma pomba. Adorei esta idéia, simples, e linda. Os pássaros você pode fazer de papel cartão. E usar um pinheirinho de verdade. Não esqueça das luzinhas.
ESCADA
Por esta ninguem nunca espera:
Uma arvore que é uma escada. Pra quem tem espaço  é super original.O diferencial está no jogo de luzes coloridas.

Fotos, recadinhos, frases interessantes... maravilhosa!
Repare nos detalhes desta arvore. As fotos ou frases, ou recadinhos, são colados num papel cartão, para dar homogeinidade na árvore.A estrela da ponta você pode fazer também de papel cartão e colar gliter. O cachepô pode ser variado, mas achei este de latão lindo. E veja o detalhe das guirlandinhas na janela de vidro.


Tradicionais com enfeites modernos.
Este enfeites modernos você compra de isopor e trabalha com gliter. É muito fácil. Passa cola, colaca o gliter numa vasilha e vá rolando, ou jogando por cima do enfeite. Fica mais barato que comprar os já glitados.. Cola super bem. Observe a guirlanda que linda, toda coberta de mini florzinas. Já ví algo parecido com pipocas. Mas com pipocas, ou balas, ou algo que possa estragar, tem que dar um verniz, em spray, por cima.

E pra finalizar, porque senão não saio daqui rsrsr...

Pinheirinhos naturais,
 só que apresentados de maneira diferente. Jarros de louça, um balde pintado, letras em decalque...
Use a imaginação, ouse e seja diferente vez ou outra.

Gostaram das ideias?...

Bom trabalho e bom divertimento decorando a sua casa lindamente.
Eu, além da Igreja, onde colaboro todo ano com as decorações de natal, dou uma forcinha na casa das minhas filhas. Netos, são uma benção! Até a qualquer momento... fiquem com Deus.
Pra. Heloisa Avila