quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UMA VOLTINHA PELA COZINHA - GNOCCHI MUITO FÁCIL

CURIOSIDADE
QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE ISTO NÃO FUNCIONA, E EU SÓ ESTOU COLOCANDO AQUI PORQUE EU NÃO SABIA O PORQUE DESTA LENDA. SE ALGUEM PORVENTURA TE PERGUNTAR AGORA VC SABERÁ CONTAR.


Muitos não sabem, mas 29 de cada mês é dia de comer nhoque. Por quê? Além de gostoso, o prato ainda pode contribuir para que sua conta bancária fique um pouco mais no “positivo”. (piada não?!!!)

A antiga tradição do Nhoque da Fortuna (ou da sorte) surgiu de uma lenda sobre um mendigo que fez uma refeição na casa de uma família muito pobre da região de Sriuli, ao norte da Itália, onde comeu nhoque. Ao sair, o mendigo agradeceu e desejou fortuna à família, que encontrou moedas de ouro e prata embaixo do prato em que ele havia comido.

Daí a superstição de que ao comer um prato de nhoque, com uma cédula de qualquer moeda — a maioria usa o dólar — embaixo do prato, traz dinheiro. Se o dia dessa visita foi 29 de um mês qualquer, não se sabe. Mas o interessante é que a tradição existe há anos, sempre neste dia.

Portanto, se você está precisando de dinheiro – ou quer apenas garantir para que não falte –, anote a receita básica do prato. Depois é só colocar uma “discreta” notinha de um dólar (pode ser R$ 1, mas em tempos de desvalorização cambial, o dólar é mais garantido) e boa sorte!   
 RSRSRSRS....
(BRINCADEIRINHA, VIU, NÃO VÁ ACREDITAR NISTO.)

Eu pensava que era muito dificil fazer nhoque! Mas vendo essa receita e testando foi facílimo.
E bem gostoso! Para fazer um almoço rápido, basta uma salada pra acompanhar, ou uma carne.
Um bom vinho, pra quem tem o costume, ou melhor ainda, um bom suco natural.
E vamos combinar: pra que escrever "gnocchi"se podemos escrever "nhoque"? rsrsr....


Gnocchi
Rendimento 4 porçoes:
   INGREDIENTES:

- 1 e 1/2 xíc Farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de Parmesão ralado

- Sal a gosto

- 1 Ovo

- 2 colheres de sopa de Manteiga

- 3 unidades (de médias p/ maiores) de Batatas

- Noz moscada a gosto (opcional)

Recheio:

- 1 xícara de Linguiça calabresa moída, já frita.

Molho pomodoro:

- 5 unidades (grandes) de Tomates Vermelhos

- 2 dentes de Alho

- 3 colheres de sopa de Azeite

- Sal e pimenta a gosto

- 16 folhas de Manjericão italiano


MODO DE PREPARO:

Nhoque:

Cozinhar as batatas em água fervente salgada, até ficar bem macia. Passar no espremedor de batata, reservar. Junto com a farinha unir as batatas e os outros ingredientes (sal, queijo, noz, pimenta, ovo, manteiga). Misturar bem com as mãos acrescentando um pouco de farinha, junte tudo e reserve. Faça as bolinhas do tamanho desejado. Colocar no meio de cada gnocchi um pouco de calabresa moída e dar forma redonda. Cozinhar em água fervente por 2 minutos ou até ele subir do fundo da panela. Resevar.

Molho pomodoro:

Esmagar os dentes de alho, dourar em uma panela com o azeite e em seguida colocar os tomates amassados ou esmagados com um garfo. Deixar ferver e temperar com sal e pimenta. Cozinhar em fogo médio com tampa por cerca 20-30 minutos, unir 12 folhas de manjericão cortadas.

Finalização:

Aquecer os gnocchi em água fervente salgada por 2 minutos, escorrê-los e salteá-los em uma frigideira com um pouco de azeite para dourá-los. Colocar nos pratos um pouco de molho pomodoro e dispor os gnocchi decorando com uma folha de manjericão.

 Bom Apetite!                        Pra. Heloisa Avila