segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GLACÊ REAL! e o pulo do gato...


Sobre o glacê real
Os melhores resultados são obtidos, para se trabalhar com a decoraçao dos biscoitos é usando um preparado pronto para glacê real. A consistência é melhor, o sabor é melhor, os resultados são sempre homogêneos, é muito fácil de usar e o valor é bem acessível. Uma ótima relação custo-benefício.
As principais marcas disponíveis são Mix e Arcolor. Eu prefiro o sabor do glacê da Mix, então uso esse.
Para preparar, siga exatamente as instruções da embalagem. É só adicionar água (bem pouca, veja na embalagem a quantidade exata) e bater na batedeira pelo tempo indicado pelo fabricante. O glacê estará pronto mas ainda não está na consistência certa para ser usado. Saber preparar o ponto certo do glacê é justamente o pulo do gato na decoração de biscoitos. Logo que fica pronto, o glacê está em ponto duro, muito firme. Se for aplicado assim, vai endurecer rápido e esfarelar depois de seco. O glacê precisa então ser diluído para ficar mais maleável e poder ser aplicado. Ao diluir conseguimos outros dois pontos do glacê:
  • Firme: usado para fazer o contorno dos biscoitos.
  • Fluido: usado para preencher os biscoitos.
Assim que sai da batedeira (antes da diluição), o glacê tem esse aspecto mais duro, conforme mostram as fotos.


Antes de começar a diluição, coloque em um recipiente apenas a quantidade de glacê que você vai usar, e deixe o restante no próprio bowl da batedeira coberto com um pano de prato úmido para não ressecar. Isso é super importante porque o contato com o ar faz o glacê secar rapidinho!

Se você for usar glacê colorido, esse é o momento certo para tingir (antes de começar a diluição), assim você vai ter sempre o mesmo tom no biscoito (tanto no contorno como no preenchimento). Use corantes líquidos ou em gel, colocando uma gotinha por vez e mexendo bem até conseguir a cor desejada.










Comece a diluir adicionando 1 colher (chá) de água por vez, mexendo bem após cada adição. Use água filtrada ou mineral! Você vai adicionar água até obter o ponto certo, que é quando você encosta a espátula ou as costas de uma colher no glacê e, quando vira, o pico de glacê não se mantém reto e a pontinha cai, se curva. Assim obtemos o ponto firme do glacê (para contorno):


Coloque uma pequena parte desse glacê em um saco de confeiteiro com bico próprio (veja adiante no post). Ele vai ser usado como contorno, então a quantidade é pequena. Amarre a extremidade do saco de confeiteiro com arame e feche a ponta do bico com filme plástico, para o glacê não entrar em contato com o ar e ressecar. Reserve.
O restante do glacê será diluído novamente para adquirir o ponto fluido. Continue acrescentando 1 colher (chá) de água por vez até obter uma consistência de mingau. O ponto certo é quando você derrama um pouco de glacê sobre a tigela, e a superfície volta a ficar lisa em 10 segundos. Este é o ponto fluido do glacê:Coloque esse glacê fluido em um outro saco de confeiteiro com bico próprio, amarre a extremidade do saco com arame e cubra a ponta do bico. Você também pode usar um saquinho de celofane ao invés do saco de confeiteiro nesse caso, pois como a consistência é bem fluida não há necessidade de usar um bico de confeitar para delinear o biscoito. Amarre a extremidade com arame e corte uma pontinha do saco para usar.
O bico mais indicado para decoração de biscoitos é o número 2 (o meu é da Wilton). Você vai precisar usar também um adaptador (essas peças de plástico branco), e pode usar sacos de confeiteiros descartáveis, assim:

Coloque esse glacê fluido em um outro saco de confeiteiro com bico próprio, amarre a extremidade do saco com arame e cubra a ponta do bico. Você também pode usar um saquinho de celofane ao invés do saco de confeiteiro nesse caso, pois como a consistência é bem fluida não há necessidade de usar um bico de confeitar para delinear o biscoito. Amarre a extremidade com arame e corte uma pontinha do saco para usar.
E agora, mãos à obra! Com o glacê firme você contorna os biscoitos, e com o glacê fluido você preenche o interior do contorno. Você pode preencher com glacê usando o próprio saco de confeiteiro, ou usar uma espátula para espalhar o glacê mais rápido.
(tirado do blog Let's Party) recomendo!
PUBLIQUEI ALGUMAS MANEIRAS DE CONFEITAR OS BISCOITOS, DECORANDO COM CORAÇÕES, BOQUINHAS, FLORZINHAS, ETC... EM POSTAGEM ANTEIOR DA ESTA.
APROVEITE AS DECORAÇÕES DE NATAL, QUE ESTÁ CHEGANDO, E USE A SUA CRIATIVIDADE. PARA VENDER, PRESENTEAR OU FERECER COMO LEMBRANCINHA NA SUA CEIRA DE NATAL. 
AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO, VOCÊ USARÁ A PASTA AMERICANA. ESTAS JÁ ENCONTRAMOS PRONTAS NAS LOJAS ESPECIALIZADAS. INCLUSIVE TINGIDAS EM CORES DIVERSAS. 

                                                                                                                        Pra. Heloisa Avila