segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GLACÊ REAL! e o pulo do gato...


Sobre o glacê real
Os melhores resultados são obtidos, para se trabalhar com a decoraçao dos biscoitos é usando um preparado pronto para glacê real. A consistência é melhor, o sabor é melhor, os resultados são sempre homogêneos, é muito fácil de usar e o valor é bem acessível. Uma ótima relação custo-benefício.
As principais marcas disponíveis são Mix e Arcolor. Eu prefiro o sabor do glacê da Mix, então uso esse.
Para preparar, siga exatamente as instruções da embalagem. É só adicionar água (bem pouca, veja na embalagem a quantidade exata) e bater na batedeira pelo tempo indicado pelo fabricante. O glacê estará pronto mas ainda não está na consistência certa para ser usado. Saber preparar o ponto certo do glacê é justamente o pulo do gato na decoração de biscoitos. Logo que fica pronto, o glacê está em ponto duro, muito firme. Se for aplicado assim, vai endurecer rápido e esfarelar depois de seco. O glacê precisa então ser diluído para ficar mais maleável e poder ser aplicado. Ao diluir conseguimos outros dois pontos do glacê:
  • Firme: usado para fazer o contorno dos biscoitos.
  • Fluido: usado para preencher os biscoitos.
Assim que sai da batedeira (antes da diluição), o glacê tem esse aspecto mais duro, conforme mostram as fotos.


Antes de começar a diluição, coloque em um recipiente apenas a quantidade de glacê que você vai usar, e deixe o restante no próprio bowl da batedeira coberto com um pano de prato úmido para não ressecar. Isso é super importante porque o contato com o ar faz o glacê secar rapidinho!

Se você for usar glacê colorido, esse é o momento certo para tingir (antes de começar a diluição), assim você vai ter sempre o mesmo tom no biscoito (tanto no contorno como no preenchimento). Use corantes líquidos ou em gel, colocando uma gotinha por vez e mexendo bem até conseguir a cor desejada.










Comece a diluir adicionando 1 colher (chá) de água por vez, mexendo bem após cada adição. Use água filtrada ou mineral! Você vai adicionar água até obter o ponto certo, que é quando você encosta a espátula ou as costas de uma colher no glacê e, quando vira, o pico de glacê não se mantém reto e a pontinha cai, se curva. Assim obtemos o ponto firme do glacê (para contorno):


Coloque uma pequena parte desse glacê em um saco de confeiteiro com bico próprio (veja adiante no post). Ele vai ser usado como contorno, então a quantidade é pequena. Amarre a extremidade do saco de confeiteiro com arame e feche a ponta do bico com filme plástico, para o glacê não entrar em contato com o ar e ressecar. Reserve.
O restante do glacê será diluído novamente para adquirir o ponto fluido. Continue acrescentando 1 colher (chá) de água por vez até obter uma consistência de mingau. O ponto certo é quando você derrama um pouco de glacê sobre a tigela, e a superfície volta a ficar lisa em 10 segundos. Este é o ponto fluido do glacê:Coloque esse glacê fluido em um outro saco de confeiteiro com bico próprio, amarre a extremidade do saco com arame e cubra a ponta do bico. Você também pode usar um saquinho de celofane ao invés do saco de confeiteiro nesse caso, pois como a consistência é bem fluida não há necessidade de usar um bico de confeitar para delinear o biscoito. Amarre a extremidade com arame e corte uma pontinha do saco para usar.
O bico mais indicado para decoração de biscoitos é o número 2 (o meu é da Wilton). Você vai precisar usar também um adaptador (essas peças de plástico branco), e pode usar sacos de confeiteiros descartáveis, assim:

Coloque esse glacê fluido em um outro saco de confeiteiro com bico próprio, amarre a extremidade do saco com arame e cubra a ponta do bico. Você também pode usar um saquinho de celofane ao invés do saco de confeiteiro nesse caso, pois como a consistência é bem fluida não há necessidade de usar um bico de confeitar para delinear o biscoito. Amarre a extremidade com arame e corte uma pontinha do saco para usar.
E agora, mãos à obra! Com o glacê firme você contorna os biscoitos, e com o glacê fluido você preenche o interior do contorno. Você pode preencher com glacê usando o próprio saco de confeiteiro, ou usar uma espátula para espalhar o glacê mais rápido.
(tirado do blog Let's Party) recomendo!
PUBLIQUEI ALGUMAS MANEIRAS DE CONFEITAR OS BISCOITOS, DECORANDO COM CORAÇÕES, BOQUINHAS, FLORZINHAS, ETC... EM POSTAGEM ANTEIOR DA ESTA.
APROVEITE AS DECORAÇÕES DE NATAL, QUE ESTÁ CHEGANDO, E USE A SUA CRIATIVIDADE. PARA VENDER, PRESENTEAR OU FERECER COMO LEMBRANCINHA NA SUA CEIRA DE NATAL. 
AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO, VOCÊ USARÁ A PASTA AMERICANA. ESTAS JÁ ENCONTRAMOS PRONTAS NAS LOJAS ESPECIALIZADAS. INCLUSIVE TINGIDAS EM CORES DIVERSAS. 

                                                                                                                        Pra. Heloisa Avila


BISCOITOS DECORADOS LET'S PARTY


HOJE VOU COMPARTILHAR A RECEITA QUE ENCONTREI NA INTERNET E QUE ACHEI SUPER FÁCIL PARA EXECUTAR. 
FÁCIL E BOA. 
E AINDA A MANEIRA DE DECORA-LOS COM O GLÂCE REAL.
ESTÁ NA MODA, É FÁCIL... ESTÁ AQUI! 
CASO VCS QUEIRAM VISITAR A PÁGINA ONDE ENCONTREI ESTES BISCOITOS DECORADOS, BUSQUEM "LET'S PARTY".

047-600x593
Alguém discorda que biscoitos decorados são lindos demais? Sou apaixonada, e adoro ver como eles sempre encantam e roubam a cena. Esses biscoitos ombréda foto foram feitos pela “mestra” dos cookies, a autora do blog The Sweet Adventures of Sugarbelle. Simples e lindos.
Além da beleza, o melhor em relação aos biscoitos é que, entre os doces decorados que existem hoje em dia, eles são os mais práticos e fáceis de fazer. Sim, são mais práticos de fazer do que bolos, cupcakes e cake pops, e o glacê é bem mais fácil de usar do que a pasta americana e o chocolate. Por isso os biscoitos são uma opção super interessante para enfeitar mesas de festas quando comparados aos seus colegas de açúcar.
Ficou animada? Então aprenda o básico para se iniciar nessa arte!
Começando pela receita do biscoito. Essa é uma versão adaptada do livroCookies da Martha Stewart, de longe minha receita preferida. O biscoito fica crocante quando a gente morde, mas com um delicioso toque amanteigado que faz a massa derreter na boca… Muuuito bom!
Depois de prontos podem ser decorados com glacê real como na foto, cobertos com chocolate, ou ainda servidos puros, deliciosos para acompanhar um café ou chá bem quentinho.
Ingredientes:
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar a mesa)
uma pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
OBS: é super importante que os ovos e a manteiga estejam em temperatura ambiente. A manteiga não pode estar gelada nem derretida, tem que estar naquele ponto amolecido que a gente só consegue deixando em temperatura ambiente por algumas horas antes de usar (o ideal é de um dia para outro).
Modo de fazer:
Peneire a farinha, o sal e o fermento em uma vasilha e reserve. Usando a pá da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até formar um creme claro. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha e bata em velocidade baixa só até incorporar. Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e trabalhe apenas para homogeneizar a massa. Não manipule muito a massa porque quanto mais ela é trabalhada mais duros os biscoitos ficam!
Se a temperatura ambiente estiver amena pode-se começar a abrir a massa, mas se estiver muito calor junte a massa formando uma bola e embrulhe em plástico. Amasse para formar um disco e leve à geladeira por 1 hora para firmar.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Numa superfície polvilhada com farinha abra a massa até a espessura de 0,5 centímetro (para biscoitos no palito deve ser um pouco mais grossa). O ideal é ir trabalhando por partes, 1/3 da massa por vez. Corte os biscoitos no formato desejado e transfira para uma assadeira de alumínio não untada. Leve para assar por 8 a 10 minutos, ou até que comecem a dourar nas bordas. Deixe esfriar um pouco na assadeira e transfira para uma grade. Depois de frios, guarde em recipiente muito bem tampado para não murchar.
biscoito 1
biscoito 2
biscoito 3
biscoito 4
biscoito 5
biscoito 6
biscoito 8
A decoração dos biscoitos vai estar no post de amanhã, aguarde!

NA POSTAGEM SEGUINTE , COLOCAREI A MANEIRA DE TRABALHAR COM O GLACÊ REAL. E VOCÊ FARÁ BISCOITOS LINDOS E TEMÁTICOS. APROVEITA QUE O NATAL ESTÁ APROXIMANDO. TREINE BASTANTE E FAÇA PRA VENDER.      DEUS ABENÇOE!                                Pra. Heloisa Avila

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

GOSTOSO, FÁCIL, CHIC OU SIMPLES; A ESCOLHA É SUA!


Bolo de banana light (sem farinha e sem açúcar)

                                                OU BOLO CHIC MESMO.    rsrsr.....
foto meramente ilustrativa

Ingredientes

  • 5 bananas nanicas;
  • 3 ovos;
  • 200g de aveia em flocos finos;
  • 1 xícara de nozes ou castanha de caju picadas;
  • 1 xícara de passas;
  • 1/2 xícara ameixa seca picadinha;
  • 1/2 maçã sem casca picadinha;
  • 6 damascos bem picados;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer

Bater no liquidificador as bananas e os ovos. Passar essa mistura para uma vasilha funda e acrescentar aos poucos, sempre mexendo com comer de pau, todos os outros ingredientes e, no final, o fermento. Misturar bem sem bater e colocar em forma de canudo no meio, untada com manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 35 minutos
_________________________________________________________________________________
OUTRA OPÇÃO MAIS BARATA. rsrsr... 
porque nem todos os dias  estamos com a dispensa muito abastecida com castanhas e frutas secas.  rsrs....

BOLO SIMPLES DE BANANA COM AVEIA      hummm... muito bom!

INGREDIENTEs:


  • 4 bananas nanicas picadas
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) açúcar
  • 1/2 xícara de (chá) de óleo
  • 2 xícaras de aveia em flocos fino
  • 1 colher bem cheia de fermento em pó.

MODO DE PREPARO

  1. Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador por 7 minutos
  2. Transfira para uma vasilha e misture com o batedor a aveia e por último acrescente o fermento, torne a misturar
  3. Coloque em forma de buraco untada, ou aquela forma inglesa,  e leve ao forno pré-aquecido por uns 40 minutos, ou quando estiver assado. Cada forno tem uma temperatura diferenciada, portanto eu nao me ligo muito quando dizem os minutos pra se esperar o assado. Bom apetite!               Pra Heloisa Avila

ARTESANATO DO DIA!

BOM DIA COM MUITA ALEGRIA.

QUE OS PÁSSAROS CANTEM EM ALGUM LUGAR DA SUA CASA.

PARA QUEM AMA ARTESANATO, UMA DICA SUPER FÁCIL PRA HOJE.

BUSQUEI ALGUNS MODELITOS DIFERENTES, E SUPER FÁCEIS DE FAZER.
SÃO APENAS REFERÊNCIAS, PORQUE A SUA CRIATIVIDADE É QUEM COORDENA SEU ARTESANATO.


DÁ PRA FAZER A MÃO LIVRE E NEM PRECISA DE UM PASSO A PASSO.
VOCÊ CRIARÁ MODELOS DIFERENTES, OU SEJA, RABINHOS DIFERENTES, ASAS DIFERENTES, TECIDOS, FELTROS, BORDADOS, ETC...

EU SUGIRO, DEPENDENDO DAS CÔRES QUE VOCÊ USAR, FELTRO OU TECIDOS ESTAMPADOS, LISTRADOS, OU MESMO AS SOBRAS DE TECIDO QUE VOCÊ TEM EM ESTOQUE.    FAÇA !




PENDURE COMO MÓBILE MESMO, OU FAÇA CONFORME A FOTO DE REFERENCIA, NUM GALHO DE ARVORE,  NATURAL OU PINTADO, OU AINDA COMO LEMBRANCINHA PARA SUAS COMEMORAÇÕES.
PONTEIRA DE LÁPIS É UMA DICA.



EXPANDINDO MAIS A IDEIA...










SE A SUA HABILIDADE É TBEM BORDAR OU FAZER COLAGENS EM TECIDO, A DICA SÃO AS ALMOFADAS COM PASSAROS. DESCOBRI ESTAS REFERENCIAS NA INTERNET E FIQUEI APAIXONADA.




BORDADOS SÃO A MINHA PREFERÊNCIA.

COLAGEM COM TECIDOS VARIADOS
 MESCLADO DE TECIDOS , APLICAÇÕES E BORDADO LIVRE.

        COLAGEM COM FELTRO OU TECIDO, O RESULTADO SERÁ SEMPRE LINDO.




A PARTIR DESTA IDEIA, VÁ PENSANDO TAMBÉM NA SUA DECORAÇÃO DE NATAL.
JÁ ESTÁ CHEGANDO A HORA DE PENSAR NESTE

ITEM: NATAL!
 
ESTE PASSARO FEITO COM JUTA, TEM A ASINHA EM ARAME FORRADO. OLHINHOS DE BOTÃO E BICO DE FELTRO. SUPER DIFERENTE.
E LEMBRANDO QUE A JUTA NÓS ENCONTRAMOS EM VARIAS CÔRES.










 GUIRLANDAS SEMPRE SÃO BEM VINDAS. PRINCIPALMENTE ESTAS REFERENCIAS ONDE PODEMOS JUNTAR OUTRAS TECNICAS DO ARTESANATO, COMO POR EXEMPLO FUXICOS E CORAÇÕES,

MAS NO SITE "DETALHES MÁGICOS"ENCONTREI A MINHA PREFERIDA. LAÇOS, PASSAROS, MINI MAÇAS... AMEI!



BEIJOS, DEUS ABENÇOE!                                                                        Pra. Heloisa Avila

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ORGANIZADOR LEGAL

RECICLANDO UM BAU "DAS ANTIGAS", TEMOS A IDEIA ÓTIMA PRA FAZER UM MINI ARQUIVO, COM CAIXINHAS PARA MIUDEZAS E UM QUADRO DE CORTIÇA PARA COLOCAR AVISOS IMPORTANTES.
FECHANDO VIRA UM BANCO DECORATIVO PARA O AMBIENTE EM QUE ESTIVER.


COMPRE TIRLHOS NAS LOJAS ESPECIALIZADAS EM CORTINAS, OU FECHADURAS, E ESTE MESMO TRILHO SERVIRÁ DE APOIO PARA COLOCAR DIVISÓRIAS PEQUENAS, PARA LÁPIS, CANETAS, BORRACHAS, GRAMPEADOR, CALCULADORA, DUREX, CLIPS, ETC...

ESTAS DIVISORIAS, SE VOCÊ NÃO TIVER COMO FAZER, COMPRE CAIXINHAS DE MDF NAS LOJAS ESPECIALIZADAS EM MATERIAL PARA ARTESANATO. A PARTE FUNDA GUARDA COISAS MAIORES E A TAMPA, MAIS RASA, COISINHAS MIUDAS.

NORMALMENTE ESTES BAUS ANTIGOS SÃO DE MADEIRA ESCURA, POREM VOCÊ PODERÁ PINTAR DA COR QUE QUISER. OU FAZER UMA PATINA PROVENÇAL.

É MUITO IMPORTANTE TER PASTAS COM DOCUMENTOS ARQUIVADOS.
PAPÉIS PARA ANOTAÇÕES, ETC...
OU SE VOCÊ TEM UM ATELIER DE COSTURA, É ESPECIAL PARA GUARDAR REVISTAS DE ARTESANATOS, MOLDES, DESENHOS , RISCOS, ETC...

ISTO FAZ PARTE DA BOA ORGANIZAÇÃO DE UMA CASA.

GOSTOU DA IDEIA? ENTÃO MÃOS À OBRA.
                                                                                                            Pra. Heloisa Avila