domingo, 8 de março de 2009

MULHER



PARABÉNS PELO SEU DIA!

As exigências do mundo moderno têm mudado os valores e, por conseqüência, o comportamento das pessoas. Há um verdadeiro bombardeio de influências externas, e a busca da satisfação imediata das necessidades vai deixando para trás a atenção devida ao próprio ser, ao conhecimento de si mesmo, do que deve ser priorizado para ser feliz.
A mulher é, talvez, a mais atingida nesse turbilhão que já tem um jeito apocalíptico. E a área dos relacionamentos, com certeza, é o alvo mais atingido.
Pensando nessas coisas, trago um pensamento que se originou de uma inquietação feminina quanto ao equilíbrio do ser e do fazer, isto é, “Quem sou eu?” “Minhas atitudes são coerentes com o que realmente sou e penso?”.

A ROSA DE SAROM

Ct 2: 1 “ Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”, diz a esposa.
2 “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha querida entre as donzelas.”diz o esposo.

O livro Cantares ou Cântico dos Cânticos, atribuído ao Rei Salomão, traz este diálogo entre duas pessoas apaixonadas.
A rosa e o lírio eram flores comuns na terra fértil que o Senhor dera ao seu povo, e talvez a esposa quisesse dizer que era uma pessoa comum, que nada tinha de especial para merecer a atenção e o amor de um rei.
“-Há tantas rosas, há tantas mulheres, sou apenas uma delas, nem mais nem menos...”
Mas para o rei, ela fazia toda a diferença.
Jesus, o novo Adão, também é chamado de “lírio dos vales” e “rosa de Sarom”. Ele veio nos mostrar como Deus nos vê, o que Ele quer para nós, quais os pensamentos de vida e de paz tem a nosso respeito. Jesus era homem, veio como todos os outros, mas fez toda a diferença dentre os homens.
Aquela noiva deve ter crescido no seu auto conceito, na sua auto - estima, quando soube que um rei enxergara todo o seu valor, mostrando qual a sua essência, qual o seu lugar e objetivo na vida: ser feliz. E sabendo quem era, podia amar-se e dar-se em amor, saber e conquistar o que verdadeiramente faria a sua felicidade.
Tudo isso quer dizer que devemos buscar nos conhecer profundamente, nos amar muito e não permitir que enganos e ilusões ditem como devemos viver, quando e com quem devemos estar, à mercê das circunstâncias, buscando razões onde não há razão para estar.
Aquela noiva sabia que podia confiar no que o “seu” rei dizia.
A fonte para buscar o auto conhecimento deve ser verdadeira, e com certeza não esta no homem
( ser humano).
Deus é esta fonte, só ele poderá dizer com certeza, através do Seu amor, quem somos nós. Em Jesus temos a referência ( rei, sacerdote e pastor), no Espírito Santo a certeza de não sermos enganados, principalmente pelos nossos próprios e muitas vezes deformados sentimentos e afetos.
Cada um de nós é uma rosa de Sarom, um lírio dos vales particular e inimitável.
Mulher, ame o seu rei, JESUS, busque fazer a Sua vontade para andar em segurança, apaixone-se por SI MESMA, e as outras coisas lhe serão acrescentadas, serão satisfeitos os desejos do seu coração. ( salmo 37:3 a 5)

FELIZ DIA DA MULHER!!!

DORCAS
Renascer Jardins

(texto elaborado por Dalva Pereira)

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a minha querida amiga Dalva pelo texto A Rosa de Sharon. Ele me fez refletir sobre meu papel de mulher, de mãe, de amiga. Muito obrigada Dalva por tudo que tem me ensinado através do conhecimento da palavra de Deus e obrigada a todas as mulheres das DORCAS que tem me ajudado muito a motificar a minha vida para melhor!

    Maria Adelice

    ResponderExcluir