quinta-feira, 19 de março de 2009

SONHOS OU PROJETOS?

PARA REFLETIR:

Ter sonhos é muito bom e necessário para o crescimento do homem, porém precisamos ter projetos de vida, se não ficaremos sonhando e nos frustramos pela não realização desses sonhos.
Os projetos de melhorias de curto e médio prazo devem sempre fazer parte de nossas vidas, “nós somos uma casa eternamente em reformas, somos um canteiro de obras”.
O ser humano cresce, alcança a maturidade, e vai mudando seus sonhos e desejos. Há um contingente de pessoas no qual observamos que a transformação é radical, passam a ser outra pessoa, produtiva e bem resolvida.
Outra parte, porém, pára, perde o contato, perde o assunto, perde o curso da vida. Existem aqueles que vivem e outros que sobrevivem. Porque viver a vida é evoluir, na vida não há lugar para a estagnação.
O homem sábio, mesmo que não tenha tido muitas oportunidades na infância ou na adolescência, quando maduro, idoso, torna-se um grande mestre da vida. Por outro lado, existem alguns que, mesmo tendo as melhores oportunidades, quanto mais vive mais se torna rude, inflexível, preso ao orgulho próprio.
Como fazer parte do primeiro contingente de pessoas? É necessário saber fazer do canteiro de obras uma sólida e bem acabada construção, fruto de muitos projetos seguidos passo a passo. E dispor-se a reformar, sempre que necessário.
E só conseguiremos fazer tal coisa se formos seletivos em nossas escolhas.
Escolher bem é uma chave imprescindível para um bom futuro.



FUNDAMENTOS BÍBLICOS:


DEUS AGE A PARTIR DO NOSSO QUERER


1 - A nossa vida é determinada pelas nossas escolhas.
Esse é o benefício que Deus nos dá através do livre arbítrio.

Jesus se preocupa em saber qual o nosso querer, para assim poder nos ajudar.
Em Marcos 10:51, Ele pergunta ao cego : “ Que queres que eu te faça?”


A questão é que muitas vezes as bases, os motivos pelos quais fazemos as nossas escolhas em vez de contribuir para o nosso bem, acabam nos prejudicando.


2 - As nossas escolhas são baseadas nos nossos valores.

A Palavra diz em Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Os valores que adotamos como regras para tomar atitudes povoam a nossa mente e moram na nossa cabeça nos dizendo aquilo que é melhor e mais confortável.
Ao perceber que não estamos obtendo bons resultados, é hora de repensar os valores e renovar a mente, e só então mudar a base das nossas escolhas para colher o que é bom.

3 - Os nossos valores vão determinar o nosso querer.

Em Lucas 10:40-41, Jesus estava na casa de Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria.
Temos nesta passagem dois valores que geraram duas condutas diferentes, diante de uma mesma situação.
Marta julgava mais importante ocupar seu tempo nos muitos serviços da casa, que estava cheia por causa de Jesus, e pediu a Ele que ordenasse a Maria para que a ajudasse.
Maria, no entanto, escolhera ficar aos pés de Jesus, ouvindo os seus ensinamentos.
Jesus respondeu-lhe que, naquele momento, Maria escolhera a boa parte, algo que jamais lhe seria tirado.
Maria sabia o que queria e estabeleceu sua prioridade, pois seus valores estavam baseados numa mente renovada, enquanto Marta estava presa a situações que ocupavam todo o seu tempo, fazendo sempre as mesmas coisas. O resultado era sempre o mesmo, nada mudava, e ela continuava ocupada, estressada e insatisfeita.

Quando constatamos que é preciso mudar o rumo da nossa caminhada e aprender a escolher bem, a Palavra de Deus é o melhor referencial para mudar os nossos valores, e ajustar o nosso querer à boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Pb Martha Miguel

Um comentário:

  1. Olá,

    Passei aqui para deixar o meu comentário sobre o texto.
    Planejar faz parte de qualquer ser humano. Ela é a "ferramenta" mais eficaz para as nossas realizações.
    Que todos continuem sonhando e planejando!!!
    Grande beijo!
    Mirian Chiarelli

    ResponderExcluir