terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SAÚDE

Gripe e Resfriado

  Você sai logo pela manhã e leva um casaco. Ao meio-dia se arrepende, já que está um sol de rachar. No fim tarde volta para casa preparado para enfrentar calor, mas começa a chover e a temperatura despenca. Haja saúde! Nesta época, gripes e resfriados são bastante comuns. Vale a pena aprender a se prevenir e a administrar o problema.

De acordo com o doutor Guilherme Maia, coordenador do pronto-atendimento do Hospital Santa Paula, de São Paulo, dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta, coriza e obstrução nasal são comuns em resfriados. Quando o quadro é bem mais intenso, com ocorrência de febre alta, pode ser gripe.

Seja gripe ou resfriado, Maia condena a automedicação e alerta para que as pessoas evitem praticar atividade física ou trabalhos pesados em caso de apresentar febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas.

— Se não tratada adequadamente, a gripe pode evoluir e ser uma porta de entrada para infecções mais graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite etc. O esforço físico aumenta a vulnerabilidade do organismo e desidrata o paciente. O ideal é a pessoa iniciar um tratamento médico e descansar bastante — aconselha.

Abaixo, o especialista indica sete passos para administrar a doença e evitar a transmissão:

1 — Durma bem
Se você tem estado cansado, automaticamente seu corpo está mais vulnerável a viroses. Estudos indicam que quem dorme menos de sete horas por noite tem três vezes mais chances de ficar gripado do que aqueles que dormem mais de oito horas.

2 — Coma bem
Mesmo sem fome, procure se alimentar normalmente. Quando a pessoa cede ao desânimo de um princípio de gripe e interrompe as refeições está, na verdade, oferecendo mais possibilidades para o vírus se alojar.

3 — Tome muita águaIngira, pelo menos 1,5 litro ao dia.
A ingestão de líquidos durante a atividade física, por exemplo, é fundamental para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal.

4 — Reforce seu sistema imunológico
Aumente a ingestão de vitamina D para regular o sistema imunológico. De acordo com a publicação norte-americana Archives of Internal Medicine, pessoas com baixo nível de vitamina D estão mais suscetíveis a contrair gripe. Inclua mais peixes na alimentação, como salmão, atum e sardinha.

5 — Lave sempre as mãosÁgua e sabão realmente são úteis para matar os germes e evitar que a doença se espalhe ainda mais. Leve as mãos à boca antes de tossir ou espirrar. Além disso, evite assoar o nariz próximo a outras pessoas.

6 — Procure ficar mais recolhidoQuem não abre mão de frequentar cinema, teatro, shopping center e outros locais de aglomeração não só se transforma num agente de transmissão da doença, como também está mais vulnerável a contrair outros problemas. Portanto, em caso de gripe, vale a pena preferir curtir a própria casa.

7 — Não tome antibióticos por conta própria
Resfriados e gripes são causados por vírus, não bactéria. Isso significa que antibióticos serão ineficientes para controlar a gripe, ainda que seja intensa. Além dos efeitos colaterais que podem surgir, eles podem destruir bactérias importantes para o organismo, que previnem outros tipos de infecções.

fonte: http://www.santapaula.com.br/press.aspx?idNoticia=92



Siga a nossa dica e tenha um ótimo verão SEM GRIPE, se possível!!!!!!!

Deus abençoe,
Pba. Patricia Arcanjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário