A chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.
As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.
O nome chita vem do sânscrito chintz, e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.
História da chita no Brasil
Atualmente vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.

Esta moda do puffão é muito linda. Ao inves de
usar mesas de centro, na sala da sua TV, use o puff. Este revestido da chita, numa decoração mais rústica está lindo.

tinta, bagunça na casa... Então revista vc mesma. E pra facilitar, obviamente que você não vai usar o tecido inteiro. Então faça como um patchwork, cortando quadrados e vá colacando um a um. É muito fácil. A cola é aquela universal do rotulo azul.




O diferencial de tudo nessa vida, (em se falando de decoração, obviamente) está no bom gosto. Pode-se realizar muito gastando poucos tostões, e se você for como eu, que não aguento ficar sem pensar no que vou reciclar, criar, inventar, copiar, mudar, gastando quase nada, aí estão algumas dicas com um produto bem brasileiro. Deus abençõe! Pra. Heloisa Avila