sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

STRESS - ANSIEDADE? COMO CAMBATER!

Atualmente, mesmo as pessoas que são "calmas" passam por momentos de stresse frente às inumeras circunstâncias que a vida moderna nos impõe. Imagina então aquelas pessoas que já são "ansiosas"por natureza.

É complicado, porque toda ansiedade ou stresse mal resolvido, reflete na nossa saúde.

 Insônia; Nervosismo; Batimentos cardíacos acelerados; dificuldade de concentração; bolo na garganta ou até mesmo dificuldade de engolir... São alguns dos sintomas mais sentidos nas horas de stresse.
Quantas vezes ouvimos dizer que pessoas vão aos consultórios médicos, ou até mesmo em Emergências Hospitalares, sentindo dores no peito, ou falta de ar, ou dores de cabeça inexplicavéis, tremores,  tensão muscular...
E aí vem o diagnóstico: STRESS!

Diz um ditado popular: Tá stressado, vá pescar!
Porem não é bem assim!

Quando o problema não é tão incontrolável, a ponto da pessoa precisar de uma acompanhamento psicológico, temos técnicas boas que nos ajudam, e muito, a relaxar nas horas críticas, e mesmo a longo prazo.

Para um bom relaxamento







O excesso de cafeína pode causar ansiedade crônica e a redução da quantidade de cafeína pode ajudar a relaxar.






- Um programa de exercícios físicos regulares pode ajudar a reduzir a ansiedade.


- A dança, promove o relaxamento;

Terapias ajudam! (1@%^%$&#...)





- Fazer caminhadas de 3 a 5 vezes na semana de preferência com um amigo!







As técnicas de relaxamento podem ser úteis. Uma delas se chama relaxamento progressivo:

- Imagine que seus pés pesam uma tonelada e que você não consegue movimentá-los. Deixe-os completamente relaxados;

- Faça o mesmo com todos os músculos do corpo, subindo dos pés até a cabeça;

- Não se esqueça dos músculos faciais – a tensão muitas vezes se localiza na testa ou nas mandíbulas, impedindo o relaxamento completo.



O estresse e a ansiedade são padrões mentais que podem realmente causar estragos na mente e nos pensamentos de uma pessoa. Ambos os sintomas quase sempre andam juntos.

Nos momentos de crise faça o seguinte:

Respire profundamente. A pura e simples respiração profunda está cientificamente provada como um relaxante natural que dará oxigênio suficiente para o cérebro relaxar. É o mais rápido e mais disponível para nós.


Coloque um pouco de música. A música sempre foi uma ótima maneira de expressar o que sentimos e também para controlar nosso humor, por que não colocar algo que nos faça sentir um relaxamento total? Só nós sabemos qual é a música que nos relaxa. Descubra o seu ritmo preferido.






 Conecte-se com DEUS! Faça uma oração!
  Isso levará a  mente de volta a um estado de calma, embora pareça estranho, você deve tentar.


Mais técnicas para relaxar em 60 segundos
Faça contagem regressiva olhando para cima. 60...59...58...
Mesmo que seja bem simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. "É preciso se concentrar em algo para relaxar. Fazer contagem decrescente, a partir de 60, bem devagar, vai ajudar", explica a psicóloga Adriana de Araújo.

Olhe para cima
Olhar para cima estimula sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. "Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração", diz explica a psicóloga Giovanna Tessaro, de Curitiba.



Anote as preocupações em um caderno
Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. "Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão 'guardadas' e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade", diz Adriana Araújo.
Anotar as preocupações em um caderno também ajuda a acabar com insônia. "Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos livrar daquilo até o dia seguinte", explica Adriana.

 Controle a respiração por um minuto
Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. "O coração é cheio de terminações nervosas e por isso reage muito facilmente a estímulos cerebrais, que ficam mais intensos em situações de ansiedade e estresse", explica a psicóloga Giovanna Tessaro.
 "Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo várias vezes", explica. Depois, fixe a atenção no peito, na região do coração por 15 segundos.

Ler...



O hábito da leitura leve, é  uma  saída para relaxar em momentos de tensão. "Outras leituras mais complexas e longas podem causar muita distração, o que, após alguns minutos, faz a ansiedade e o estresse voltarem ainda mais intensos", diz Adriana Araújo. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.




Carregue o lanche certo
Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. "Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, em São Paulo.


Bolinha de tênis
Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.

Pense Nisso!                                Pra. Heloisa Avila