terça-feira, 21 de setembro de 2010

PASSO A PASSO - ORIGAMI

A sugestão da semana é aquela que você procura principalmente para fazer em dias de chuva, aquele dia em que você não quer colocar a cabeça para fora da janela, se tiver criança em casa fica pior ainda, a agitação deles acaba por deixar a gente meio agitada também.
Aprenda aqui com a gente uma estratégia para deixar sua casa abençoada nesse dia.

VOCÊ SABE O QUE É ORIGAMI?
De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".


Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.


No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.


No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.


Benefícios:


O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual(utiliza as duas mãos ao mesmo tempo) melhorando visivelmente a coordenação.


E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.

Sendo assim, a nossa sugestão de passo a passo é de como fazer um Copo de Origami, super fácil e de mil e uma utilidades.


Aqui estão as instruções:















1.Pegue um pedaço de papel em branco.
2.Caso já não estiver perfeitamente no formato de um quadrado, corte as bordas do papel até que fique perfeitamente neste formato. (15cm x 15cm)
3.Dobre o papel ao meio diagonalmente.
4.Coloque o papel para baixo em sua frente de modo que a borda mais longa fique voltada para você.
5.Pegue o canto inferior esquerdo e dobre-o ao longo da área principal do pedaço de papel, para que o canto se encontre com a ponta oposta, de modo a que o topo recém-dobrado esteja paralelo com a borda inferior da folha de papel.
6.Faça o mesmo com o canto direito, dobre a área principal do pedaço de papel até que toque a extremidade oposta. A borda superior deve estar exatamente em cima da borda superior da dobra anterior.
7.Pegue o lado externo do canto superior e dobre-o para baixo até que encoste na parte inferior das outras duas dobras. Você deverá ver o formato no padrão de um "X"
8.Faça o mesmo para as outros lados, mas na direção oposta.
9.Nas dobraduras superiores pressione suavemente para os lados.
10.Pronto. Você fez um copo em origami!

Dica para utilização:
Serve Para a pipoca das crianças ou dos adultos, enquanto assistem o futebol, ou o cineminha.
Para festinhas infantis, lembrando que esta também pode ser uma terapia para a criançada
se sentir util, ajudando na sua festinha.
Dá pra colocar mini cachorro quente, amendoim torrado, castanhas, balinhas, docinhos, ... o que a imaginação pedir.


Eu já fiz bastante e foi um sucesso.

GOSTOU? ENTÃO COMENTE.
SEU COMENTÁRIO CONCORRE A UMA LINDA TOALHA DE MESA DE NATAL.

Beijos e bom trabalho.

Pra. Heloisa Ávila


6 comentários:

  1. ADOREI ESSA MATÉRIA DE ORIGAMI. SEMPRE QUIZ APRENDER. BEM Q VCS PODERIAM PUBLICAR OUTRAS COISAS. VOU PASSAR A DICA PARA AS MENINA DAS DORCAS DO BADRA. UM BJÃO.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,

    Pode deixar que estaremos publicando outras dobraduras úteis para que você e suas amigas aprendam.

    Seu comentário tem o número 02 para o sorteio.
    Deus abençoe.

    Pba. Patricia Arcanjo

    ResponderExcluir
  3. Olá Patricia,fiquei feliz por você ter levado em conta a minha dica,que também foi um repasse para a minha amadinha Heloisa.
    Tenho vindo sempre aqui e me alimento espiritualmente, e materialmente, pois sempre dou uma passadinha na cozinha..

    ResponderExcluir
  4. Nós é que agradecemos pela sua visita, amizade e dica. Estaremos sempre pensando em como agradar e contribuir para cada dia ser melhor.
    Você está concorrendo ao presente com o número 03.
    Abraços.
    Pba. Patricia Arcanjo

    ResponderExcluir
  5. Está agradando sim, e, muito. Está nos ajudando bastante. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Está agradando sim, e muito. Estamos aprendendo bastante. Teu blog é genial. Bjs.

    ResponderExcluir